Bosch aposta em Portugal e espera retorno de 1,3 milhões em dois anos

Bosch aposta em Portugal e espera retorno de 1,3 milhões em dois anos
| País
Porto Canal (LYC)

O grupo alemão Bosch decidiu concentrar toda a actividade de desenvolvimento de software e aplicações para vários produtos, que estava a ser feita na Índia, no distrito de Aveiro. As ferramentas eléctricas do grupo serão, também, produzidas em Portugal, mais concretamente em Ovar.

“Hoje, em Portugal, gerimos toda a cadeia de negócio. Somos uma fábrica com sede na Alemanha, mas todo a gestão do negócio foi descentralizada para Portugal e não é só por causa do custo. Sim, é mais baixo do que na Alemanha, mas essencialmente porque os recursos são muito eficientes e o nível de competência é excepcional”, esclareceu o director fabril da Bosch, António Conde, à Rádio Renascença.

“Se eu comparar o custo de mão-de-obra entre Portugal e a Roménia, nós não competimos com eles, mas se misturar que um contentor, para ir de Portugal a Hamburgo, demora três dias e da Roménia demora quase 22 dias, tenho muito impacto para o investidor, porque é todo o custo de stock que está em causa”, frisa António Conde.

A fábrica Bosch de Ovar vai ficar responsável pelo fabrico de ferramentas eléctricas do grupo alemão, que estava na Malásia, para além dos sistemas de segurança. No total serão investidos três milhões de euros e haverá um reforço de 10% no número de trabalhadores, que ronda as 400 pessoas.

A Bosch, que emprega mais de três mil pessoas em Portugal, espera alcançar um volume de negócios de 1,3 milhões de euros em dois anos.

 

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".