Cidadãos por Gaia em caravana automóvel com "mensagem de esperança"

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 21 set (Lusa) -- A candidatura do independente Manuel Vieira Machado andou hoje todo o dia em caravana automóvel por Gaia, procurando chegar a locais menos habituais de campanha e passar "uma mensagem de esperança".

Para o candidato mesmo "andando há cinco anos nisto", esta foi a oportunidade de chegar a sítios onde nunca tinha passado, tentando passar "essencialmente uma mensagem de esperança, que hoje nem há tempo de ouvir as reclamações das pessoas".

Os 12 carros que, segundo o líder do Movimento Cidadãos por Gaia, constituem a caravana vão parando em alguns locais para distribuir balões, porque hoje, afirmou, "é um dia de festa, não é um dia de reclamações, nem ouvi ainda dizer mal dos políticos".

A oito dias das eleições, Manuel Vieira Machado disse que não perde a confiança "de ser eleito, mas tem a consciência que os cidadãos por vezes dizem uma coisa reclamam, reclamam, mas chegam à altura do voto e uns ficam em casa, outros vão para a praia e outros vão votar, olham para o boletim de voto e votam no mesmo de há quatro anos".

"Mas isto é a democracia e nós respeitaremos seja qual for o resultado", acrescentou.

Mesmo assim Viera Machado está convicto que depois do dia 29 "Gaia não será a mesma, porque o Movimento Cidadãos por Gaia tem andado a espalhar esta semente de esperança da sociedade civil, de querer participar" e, ganhe quem ganhar, "vai ficar no crivo dos cidadãos em escrutínio permanente e eles não vão poder andar mais quatro anos a enganar-nos".

O candidato independente voltou ainda a falar da questão da agricultura em Gaia, revoltando-se por um "município com 165 quilómetros quadrados, em que a maioria é rural", só ter "duas freguesias que são elegíveis para efeitos de agroturismo" mas do Proder -- Programa de desenvolvimento Rural, "nem uma".

Caso venha a ser eleito para autarquia, Vieira Machado prometeu que "não vai largar mão da Assembleia da República" para que as freguesias rurais de Gaia possam ser "elegíveis em termos de ProDer".

Além do independente Vieira Machado, estão na corrida autárquica em Vila Nova de Gaia Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

O município é atualmente gerido por Amélia Traça, depois de o social-democrata Luís Filipe Menezes, que se candidata à Câmara do Porto nas eleições de 29 de setembro, ter suspendido o mandato.

DP// ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.