PS de Gaia desafia opositor do PSD a apoiar reposição do inglês

| Política
Porto Canal / Agências

Gaia, 20 set (Lusa) -- O candidato do PS a Gaia pediu hoje ao seu opositor do PSD/CDS que não seja um "troca-tintas" e vote favoravelmente o diploma socialista em defesa do ensino do inglês que será apresentado na próxima semana.

"O que eu quero fazer é desafiar o Dr. Amorim [candidato do PSD/CDS a Gaia] a votar no Parlamento a favor da generalização do Inglês para o país, já que, de forma do meu ponto de vista hipócrita, está no parlamento a votar contra o inglês e no município a dizer que defende o inglês", afirmou à Lusa Eduardo Vítor Rodrigues.

O secretário-geral do PS, António José Seguro, anunciou que vai apresentar um diploma na Assembleia da República para repor a oferta generalizada do inglês no ensino básico, considerando que a medida do Governo gera inaceitáveis desigualdades sociais.

O socialista considerou "inadmissível" a decisão do governo de acabar com a oferta generalizada do ensino de inglês, comprometendo-se a, caso ganhe as eleições, manter a disciplina nas escolas do concelho enquanto "disciplina obrigatória".

Com o conhecimento de que Carlos Abreu Amorim "deu conta de que, no caso dele, também assumiu o inglês gratuito nas escolas de Gaia", Vítor Rodrigues desafiou o candidato e deputado do PSD a solidarizar-se com os socialistas "para ser consequente e não ser um troca-tintas e que vote ao lado do PS o diploma que impõe ao governo a reposição do inglês".

"Só resta ao Dr. Amorim votar favoravelmente o diploma do PS que obriga o governo a generalizar o inglês para todas as escolas do país", realçou o socialista.

Vítor Rodrigues explicou ter falado hoje com o secretário-geral do partido, dando-lhe conta da "brutal injustiça" que o fim da obrigatoriedade do inglês "significaria para a escola pública".

Além de Eduardo Vítor Rodrigues (PS) e Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), estão na corrida autárquica em Gaia os candidatos José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

LIL (PMF) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro projeta PSD “ainda mais forte, unido e coeso” após 50 anos do partido

O presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, considerou que o seu partido “moldou indelevelmente o rumo do regime democrático” e indicou que nos próximos anos poderá tornar-se “ainda mais forte, unido e coeso”.

Paulo Raimundo alerta para "monstro à solta" após ataques a emigrantes no Porto

O secretário-geral do PCP advertiu que está “um monstro à solta”, reagindo ao que considerou terem sido “crimes de ódio” no Porto, e defendeu que é preciso responsabilizar quem o alimenta.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.