Ordem dos dentistas vai delinear projecto piloto para consultas nos centros de saúde

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 dez (Lusa) - A Ordem dos Médicos dentistas vai delinear um projeto-piloto para a integração de consultas de saúde oral nos cuidados de saúde primários, que será apresentado ao Ministério da Saúde "o mais breve possível".

A informação foi divulgada pela OMD, na sequência do anúncio feito na quarta-feira pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde de pretender integrar médicos dentistas em centros de saúde e unidades de saúde familiar.

Para esta iniciativa, que a OMD "saúda", está prevista a assinatura de um memorando de acordo entre a ordem profissional e a tutela até ao final do mês de janeiro.

O projeto-piloto deverá elencar e avaliar regiões preferenciais, carteira de tratamentos básicos, cedência de instalações, fornecimentos de equipamentos e mecanismos de controlo, esclareceu a OMD em comunicado.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da ordem, lembra que há muito que a Ordem denuncia a ausência de cuidados de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"É uma lacuna que dura desde que o SNS foi criado, em 1979, e que até aqui nunca foi suprimida. Existe ainda em Portugal uma visão, profundamente errada, que separa a saúde oral da saúde no seu todo e acarreta enormes custos para as pessoas, mas também para o Estado. Por isso, saudamos esta iniciativa, da autoria do ministro Adalberto Campos Fernandes e sua equipa, que, a concretizar-se, será um marco fundamental para a medicina dentária portuguesa e saúde oral dos portugueses", afirmou.

O projeto-piloto que a OMD vai elaborar inclui um plano de ação que terá de ir ao encontro do conceito definido pelo Ministério da Saúde, que propõe uma noção de saúde pública que assegure a promoção da saúde oral.

Orlando Monteiro da Silva mostra-se satisfeito com a continuação do Programa Nacional de Saúde Oral, conhecido como "cheque-dentista", um "programa com resultados efetivos muito positivos, sobretudo entre as crianças" e populações mais carenciadas, mas que "é necessário alargar para dar resposta a toda a população".

AL // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.