Salários em atraso e despedimentos levam dezenas de trabalhadores da Soares da Costa ao desespero

| Norte
Porto Canal

Cerca de 80 trabalhadores da construtora Soares da Costa manifestaram-se na manhã desta quinta-feira nos estaleiros de Rechousa em Gaia. Os protestos foram provocados por dois motivos diferentes, os salários em atraso e os 500 despedimentos anunciados pela empresa.

Manuel Almeida, tabalhador na empresa há 42 anos, não esconde a tristeza e a revolta com o desfecho de despedimentos e salários em atraso.

"Este é o presente de Natal que a empresa dá aos trabalhadores (o despedimento colectivo) que deram tanto a esta empresa", disse manuel Almeida.

De notar que o cenário de despedimentos não é uma novidade para os trabalhadores visto que em maio deste ano a Soares da Costa anunciou o possível despedimento de 272 pessoas, cenário que ficou pendente.

A greve está marcada por tempo indetermindado.

A empresa justificou os despedimentos com a crise em Portugal e em Angola. A construtora vai agora fazer uma reformulação nos recursos humanos mas também noutras áreas.

O sindicato da Construção Civil vai reunir esta quinta-feira com a constructora e vai num futuro próximo reunir com o Primeiro-Ministro para apresentar soluções para ultrapassar a crise no sector, como o investimento do Estado em obras públicas.

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.