Trabalhadores da Soares da Costa em greve na quinta-feira
Porto Canal com Lusa
Lisboa, 16 dez (Lusa) -- Trabalhadores da Soares da Costa vão fazer greve e realizar protestos na quinta-feira contra os salários em atraso, disse à Lusa o membro da Comissão de Trabalhadores da construtora José Martins.
De acordo com o responsável, na terça-feira foi realizado um plenário de trabalhadores, devido aos atrasos de salários e subsídio de Natal, do qual saiu uma resolução a exigir o pagamento até hoje dos vencimentos ou avançavam para greve e protestos esta quinta-feira frente aos estaleiros da empresa em Vila Nova de Gaia.
Essa greve vai mesmo acontecer, disse José Martins, afirmando que o período em greve coincidirá com o do tempo que durar o protesto, que arranca logo pela manhã mas ainda não está definido quando acaba.
A Soares da Costa anunciou hoje à Comissão de Trabalhadores que vai abrir um processo de despedimento coletivo de cerca de 500 funcionários, o que para José Martins vem "reforçar" a greve desta quinta-feira.
Na carta em que dá conta da decisão, e a que a Lusa teve acesso, a empresa justifica os despedimentos com a crise em Portugal e Angola, seu principal mercado, e com os prejuízos acumulados nos últimos anos.
A Soares da Costa Construções tinha em janeiro 1.060 funcionários, afirmou o membro da Comissão de Trabalhadores.
IM// ATR
Lusa/fim