Prémios "Torre dos Clérigos" e "Nasoni" distinguem universitários do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 20 set (Lusa) -- A Irmandade dos Clérigos anunciou hoje a atribuição anual de dois prémios que visam distinguir trabalhos de investigação de estudantes da Universidade do Porto que tenham como tema Nicolau Nasoni ou a ação da confraria.

Em declarações à Lusa, o presidente da Irmandade, Américo Aguiar, disse que o "Prémio Nicolau Nasoni" destina-se a estudantes estrangeiros inscritos em programas de mestrado e doutoramento da Universidade do Porto, enquanto o "Prémio Torre dos Clérigos" distinguirá trabalhos de investigação de estudantes portugueses.

O "Prémio Nicolau Nasoni" tem por objetivo "internacionalizar o arquiteto e o edificado dos Clérigos, bem como a Irmandade", enquanto o "Prémio Torre dos Clérigos" pretende "recolocar novamente no seio da academia do Porto o interesse pelo estudo do arquiteto, da sua vida e obra, ou pela história e ação da instituição ao longo destes séculos", explicou o padre Américo.

Inseridos nas comemorações dos 250 anos da Torre dos Clérigos, estes dois prémios, no valor de 2.500 euros cada um, "pretendem potencializar ainda mais este ícone da cidade, esta torre que marca definitivamente o perfil da cidade no horizonte".

Américo Aguiar afirmou que a Irmandade "gostaria e queria retomar uma relação de maior afetividade, mais umbilical, da cidade com a torre e das suas gentes com a torre".

Considerada como um símbolo e marca da cidade, a Torre dos Clérigos, com 75 metros de altura, é uma marca arquitetónica de Nasoni que foi classificada como monumento nacional em 1910, tendo já recebido este ano "307.100 visitantes, quando em 2012 apenas pouco mais de 150 mil".

O padre Américo adiantou ainda que as obras de reabilitação do edificado dos Clérigos deverão começar, "se tudo correr bem, em novembro".

Ao concurso público para a realização da empreitada, orçada em 2,6 milhões de euros, apresentaram-se "11 empreiteiros", acrescentou.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR/N) já garantiu um apoio financeiro de 1,8 milhões de euros em fundos comunitários à reabilitação da Torre dos Clérigos.

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Mais quatro linhas da Unir em Matosinhos mudam para a nova numeração de quatro dígitos

Quatro linhas de autocarro a operar em Matosinhos da rede metropolitana Unir, que ainda usavam a anterior designação, mudaram hoje para a nova numeração de quatro dígitos, comunicou o operador Vianorbus no seu 'site'.

Cortejo académico condiciona trânsito em Braga

O cortejo académico do Enterro da Gata, marcado para quarta-feira, vai provocar alguns condicionamentos no estacionamento e no trânsito no centro da cidade de Braga, anunciou esta segunda-feira o município.

Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde lidera ranking nacional

O índice de desempenho global (IDG) relativo a dezembro de 2023 foi publicado durante este fim-de-semana e coloca a Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde em primeiro lugar do ranking nacional.