Fábrica norte-americana prevê pelo menos 630 postos de trabalho em Viana do Castelo

Fábrica norte-americana prevê pelo menos 630 postos de trabalho em Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal

A fábrica que o grupo BorgWarner está a construir em Viana do Castelo deverá empregar pelo menos 630 trabalhadores, disse hoje à Lusa fonte da administração da multinacional norte-americana.

Esta instalação resultará da transferência gradual, até 2015, da produção da atual unidade de Valença para a nova fábrica, que já começou a ser construída no Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo.

A administração da multinacional, que produz acessórios para a indústria automóvel, garantiu à Lusa que todos os cerca de 550 postos de trabalho de Valença serão mantidos na fábrica de Viana do Castelo, "incluindo trabalhadores temporários".

Aos trabalhadores que aceitem a mudança para Viana do Castelo a empresa assegurará, gratuitamente, o transporte, numa viagem diária de cerca de 100 quilómetros.

Esta nova fábrica, construída para assegurar a expansão e aumento da capacidade produtiva, representa um investimento de 25 milhões de euros.

A administração da BorgWarner prevê que, além dos atuais postos de trabalho, a força laboral, depois de transferida a produção, deverá aumentar "pelo menos em mais 80 trabalhadores" na fábrica de Viana do Castelo.

"Mas, começando a trabalhar com vários clientes em novos projetos, esperamos que esse número ainda aumente", sublinhou a mesma fonte.

A nova fábrica, que está a ser construída desde agosto, inclui 15.000 metros quadrados de área de produção e um "espaço adjacente para uma futura expansão".

A empresa admite que esta "maior capacidade de produção" permitirá "servir eficientemente os clientes com várias tecnologias ecológicas". Como os radiadores de recirculação dos gases de escape (EGR), tubos EGR e módulos de controlo de velas incandescentes, "tecnologias chave para motores modernos tendo como objetivo a redução das emissões", acrescentou a administração.

A construção da nova fábrica integra a estratégia da BorgWarner de expansão da produção da tecnologia de arranque a frio para motores 'diesel', surgindo também para "satisfazer a crescente procura" de tecnologias EGR.

Aquele grupo é um dos maiores produtores mundiais de acessórios para a indústria automóvel, com 57 fábricas instaladas em 19 países. Trabalha para praticamente todos os grandes construtores automóveis.

+ notícias: Norte

Atualização. Peregrina dos Caminhos de Santiago atropelada por comboio em Cerveira

Uma peregrina que fazia os Caminhos de Santiago foi atropelada mortalmente por um comboio na freguesia de Gondarém, em Vila Nova de Cerveira, confirmou fonte da GNR ao Porto Canal.

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Capotamento em Famalicão faz dois encarcerados

O despiste de uma carrinha na Estrada Nacional 206, na freguesia de Gavião, em Famalicão, seguido de capotamento fez dois encarcerados que tiveram de ser retirados pela equipa de emergência que foi mobilizada para o acidente.