Candidato do PS defende um hospital novo para Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia 19 set (Lusa) - O candidato socialista à Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, defendeu hoje a construção de "um hospital novo" para o concelho, criticando a realização do que disse serem "arranjos" no atualmente existente.

Eduardo Vítor Rodrigues afirmou que o novo Hospital de Gaia era "a primeira prioridade do país para a área da saúde" e iria custar cerca de "400 milhões de euros", mas o projeto acabou por ser abandonado e o Governo optou por realizar obras na atual unidade, no Monte da Virgem.

O candidato expôs esta noite as suas propostas durante um debate sobre o setor da saúde a nível concelhio, no qual intervieram ainda o presidente do Hospital de São João, no Porto, e o coordenador do PS para a saúde, Álvaro Beleza.

"O que para nós é absolutamente escandaloso é que com o voto de Carlos Abreu Amorim (candidato local do PSD/CDS-PP) tenha sido desviado o dinheiro do Hospital de Gaia para a construção do Hospital de Todos os Santos, na região de Lisboa, que custa duas vezes e meia mais que o de Gaia", disse Eduardo Vítor Rodrigues.

O socialista referiu à agência Lusa que o Hospital de Gaia vai ter "uma obra de arranjos, que vai hipotecar a hipótese de um novo hospital para os próximos anos".

Eduardo Vítor Rodrigues falou ainda do Centro de Reabilitação do Norte, em Valadares, pronto há um ano mas ainda fechado, defendendo a sua "abertura urgente", tal como defendem também o candidato independente Guilherme e o da coligação PSD/CDS-PP, Carlos Abreu Amorim.

"Só que Guilherme Aguiar e Carlos Abreu Amorim estão a defender a abertura daquele equipamento, que custou 40 milhões de euros de fundos púbicos, numa lógica de entrega a privados ou no limite à Misericórdia", considerou o candidato do PS.

Se for eleito, Eduardo Vítor Rodrigues prometeu dar prioridade à construção de um centro de saúde em Vilar de Andorinho e de "um posto de atendimento fixo" para as quatro freguesias do interior, que são Crestuma, Lever, Sandim e Olival, servidas por única unidade de saúde, situada numa das extremidades daquele território.

O socialista também defendeu que o município pague as vacinas contra o cancro do colo do útero e para a meningite.

Além do socialista Eduardo Vítor Rodrigues, estão na corrida autárquica em Vila Nova de Gaia os candidatos Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

AYM // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.