Cidadãos por Gaia contra lares que se limitam a "armazenar velhos"

| Política
Porto Canal / Agências

Gaia, set (Lusa) -- O candidato independente à Câmara de Vila Nova de Gaia Manuel Vieira Machado criticou hoje os lares de idosos que se limitam a "armazenar velhos", defendendo a criação de recursos e valências que prestem apoio domiciliário à terceira idade.

"Aquilo chama-se armazenar velhos a caminho da morte e pedindo que morram rapidamente para que venham outros", disse à Lusa o candidato do Movimento Cidadãos por Gaia, acrescentando ter conhecimento de um lar em Vila Nova de Gaia com três quartos onde moram "12 a 13 idosos".

O candidato independente disse que o apoio à terceira idade no concelho não deve ser feito através de lares de idosos, defendendo que "só em último caso" as pessoas devem ser retiradas de suas residências".

Vieira Machado considerou que devem ser canalizados recursos humanos e valências que prestem apoio nas residências dos idosos, criticando a empresa municipal Gaiurb (responsável pelo urbanismo e habitação) de funcionar "apenas para a clientela".

Em termos de propostas sociais para Gaia, o Movimento de Cidadãos por Gaia reafirmou que é "necessário fazer uma atualização e fundamentalmente a monitorização do Plano de Desenvolvimento Social do Município (...) que está razoavelmente bem feito (...) mas, tendo dados de 2007, 2008 e alguns de 2009, está completamente desatualizado".

Vieira Machado falava depois de uma visita ao lar juvenil dos Carvalhos, onde ouviu queixas de que "quer a Segurança social quer a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens demoram demasiado tempo a decidir".

"E, normalmente, quando aparecem lá os jovens, é já numa altura, a partir dos 14 ou 15 anos, quando a recuperação (...) começa a ser mais difícil", lamentou.

Além do independente Vieira Machado, estão na corrida autárquica de 29 de setembro em Gaia Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Cristiana Máximo (PCTP/MRPP) e Manuel Almeida (PTP).

LIL // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.