Almeida Henriques (PSD) quer "novos povoadores" em aldeias de Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 18 set (Lusa) - O candidato do PSD à presidência da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, afirmou hoje que, se for eleito a 29 de setembro, pretende implementar um programa que incentive "novos povoadores" a fixarem-se nos meios rurais.

"A nossa candidatura propõe programas para novos povoadores, de forma a que pessoas que abandonaram as aldeias possam regressar e desenvolver a sua atividade em meio rural", explicou.

No final de uma visita a uma quinta de vinhos do Dão, que decorreu ao final do dia, Almeida Henriques informou que já tem desenhado um projeto de novos povoadores para a freguesia de Côta.

"Pretendemos fixar seis casais em Côta. No fundo, são jovens que saíram da terra e que pretendemos que possam regressar e desenvolver as suas atividades através do meio rural", revelou.

De acordo com o candidato social-democrata, o programa de novos povoadores será depois para replicar em outras freguesias do concelho de Viseu

"Com esta candidatura queremos olhar para as freguesias de uma forma diferente, não só na perspetiva de infraestruturação e manutenção da qualidade de vida das pessoas que lá vivem, como da perspetiva da fixação", assegurou.

Almeida Henriques sublinhou, ainda, que pretendem incentivar as pessoas a reabilitarem edifícios nas aldeias, para que possam lá viver, mesmo trabalhando na cidade.

"Queremos também estimular a atividade económica em cada uma dessas freguesias em função das potencialidades que têm, quer seja na pecuária, fruticultura, vinho, floresta ou na avicultura. Pretendemos potenciar os produtos existentes em cada um dos nossos territórios", acrescentou.

O antigo secretário de Estado sublinhou que tem como pretensão implementar uma relação de grande proximidade com o concelho e com as povoações, seguindo uma nova política autárquica que tenha como fim a satisfação das populações.

"Vamos puxar pelos diferentes setores e colocar a autarquia a funcionar em rede com os diferentes organismos, no sentido de levar a uma desburocratização do licenciamento e a um acompanhamento mais profícuo da atividade das pessoas que se dedicam ao setor primário", concluiu.

Nas eleições autárquicas de 29 de setembro, vão disputar votos em Viseu, além de Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Hélder Amaral (CDS/PP), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

CMM // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.