Casos de VIH/SIDA caíram 17,3% no ano passado

Casos de VIH/SIDA caíram 17,3% no ano passado
| País
Porto Canal (IYB)

Os novos casos de infecção pelo VIH/SIDA em Portugal reduziram 17,3% em relação a 2013. Por outro lado, o número de infecções entre homossexuais continua a crescer, segundo dados do relatório sobre a doença.

De acordo com o relatório “Infecção por VIH, SIDA e Tuberculose em números – 2015”, realizado pelo Programa Nacional para a Infecção VIH/SIDA, no ano passado, foram registados 1.220 novos casos de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), 222 desses diagnosticados com SIDA.

“Os dados referentes a 2014, recolhidos até 31 de Agosto de 2015, revelam uma diminuição de 17.3%, relativamente a 2013”, expõe o documento.

No que concerne ao género, verificou-se “a tendência de ligeiro decréscimo da proporção de casos ocorridos no género feminino”. Os investigadores consideram que este decréscimo, esteja a ser influenciado “pela proporção progressivamente crescente de casos notificados em homens que têm sexo com outros homens (HSH)”.

No entanto, António Diniz, director do programa, elogiou o “decréscimo notável de novos casos de infecção nos utilizadores de drogas injectáveis”. Afirma também que apesar da melhoria, Portugal está ainda “longe da média europeia”.

+ notícias: País

Várias escolas fecham portas de Norte a Sul do país em dia de greve da Função Pública

A greve dos trabalhadores da administração pública, que teve início esta sexta-feira às 07h00, levou já ao encerramento de várias escolas de norte a sul do país, disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.