Almeida Henriques defende que a sua experiência governativa ajudará Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 17 set (Lusa) - O candidato do PSD a presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, afirmou na segunda-feira estar orgulhoso da sua passagem pelo Governo e defendeu que a sua experiência governativa ajudará ao desenvolvimento do concelho.

Durante uma iniciativa de campanha, no claustro da Pousada de Viseu, perante o presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, Almeida Henriques avisou-o, contudo, de que colocará Viseu "em primeiro lugar" e poderá tomar "alguma decisão contra o Governo", mas, se tiver de o fazer, será "com amizade".

Depois de falar da sua passagem por uma das secretarias de Estado da Economia, o candidato do PSD à Câmara de Viseu defendeu que essa experiência "será útil para projetar Viseu primeiro no desenvolvimento económico" e para "concretizar medidas" como "o gabinete de apoio ao investidor e o conselho da diáspora de Viseu".

Almeida Henriques declarou ter "uma grande ambição" para Viseu "em domínios como a industrialização, a internacionalização de pequenas e médias empresas, a atração de investimentos, o desenvolvimento do agroalimentar, competitividade turística, a revitalização urbana e comercial".

Numa das sete intervenções da noite, o ex-secretário de Estado adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional agradeceu a presença de Passos Coelho e comparou o atual executivo PSD/CDS-PP a "um Governo de salvação nacional".

Fazendo alusão ao candidato do PS a presidente da Câmara de Viseu, José Junqueiro, que foi secretário de Estado da Administração Local entre 2009 e 2011, acrescentou: "Tive muito orgulho em pertencer a um Governo que está a recuperar o país, ao contrário do meu adversário, que pertenceu a um Governo que levou quase o país à bancarrota".

Almeida Henriques alegou que, "24 anos depois de ser poder em Viseu", o PSD conseguiu "revigorar-se" com a sua candidatura, e elogiou a gestão autárquica de Fernando Ruas, que não se pode recandidatar à presidência da Câmara Municipal por ter ultrapassado o limite de mandatos.

Antes, o ainda presidente da Câmara de Viseu e da Associação Nacional de Municípios Portugueses deixou elogios a Passos Coelho e considerou que o presidente do PSD "tem o perfil mais inspirador para um autarca".

"Um autarca deve exatamente ter estas características: um indivíduo que não se deixa vencer à primeira, um indivíduo sem receio, com uma capacidade de trabalho impressionante como aquela que demonstra e, sobretudo, como no seu caso lhe é totalmente reconhecido, com uma capacidade de resistência que todos nós nos admiramos, e portanto eu acho que é uma fonte inspiradora para quem se quer dedicar ao poder local", sustentou Fernando Ruas.

IEL // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.