Fogo florestal em Celorico de Basto já consumiu 100 hectares

Fogo florestal em Celorico de Basto já consumiu 100 hectares
| Norte
Porto Canal

O incêndio que lavra desde a tarde de domingo em Celorico de Basto já consumiu 100 hectares de mato e floresta, mas não tem colocado casas em perigo, disseram à Lusa os bombeiros locais.

Segundo o comandante Marinho Gomes, há apenas uma habitação próxima das chamas, mas já foi colocada uma viatura dos bombeiros no local como medida de prevenção.

"Neste momento as chamas estão numa zona inacessível, o que torna o combate muito difícil", explicou.

O incêndio começou cerca das 14:00 em Basto, S. Clemente, na partilha com o vizinho concelho de Fafe, uma zona conhecida por ali se disputarem ralis. Nas últimas horas, as chamas evoluíram para a zona de Pereira, onde, às 15:10, se encontrava grande parte do dispositivo dos bonbeiros.

No combate têm estado dois helicópteros bombardeiros, mas a sua eficácia está a ser prejudicada, de acordo com o comandante, pelas más condições de visibilidade.

As chamas têm consumido sobretudo zonas de mato, mas também algum carvalhal, segundo o comandante dos bombeiros.

Marinho Gomes previu que o incêndio poderá ser dominado até ao fim do dia. Se tal ocorrer, acrescentou, será possível extingui-lo "totalmente com o fresco da noite".

No combate encontram-se 65 bombeiros e outros operacionais, apoiados por 17 viaturas.

+ notícias: Norte

STCP estuda rede suburbana extra-Porto e união dos metrobus da Boavista e Aeroporto

A STCP está a estudar a criação de uma rede intermunicipal suburbana entre concelhos que não o Porto e a união dos serviços de metrobus da Boavista e do Aeroporto, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.

Toalhas e baldes no chão. Chove no quartel dos Bombeiros de Valbom

Os Bombeiros Voluntários de Valbom queixam-se da falta de condições do quartel com cerca de 50 anos. Infiltrações são denominador comum em grande parte das divisões. O cenário que perdura há alguns meses já foi reportado à Câmara de Gondomar.

Incêndio em pensão no Porto dado como extinto

O incêndio que destruiu parcialmente uma pensão de três andares no Porto foi dado como extinto pelas 18h00, decorrendo as operações de rescaldo, anunciou o comandante dos Sapadores do Porto, Carlos Marques.