Domingos Névoa investigado pela compra da Everjets

Domingos Névoa investigado pela compra da Everjets
| País
Porto Canal (IYB)

O Ministério Público e a Polícia judiciária (PJ) estão a investigar a compra da maioria do capital da empresa de aviação Everjets, por parte do empresário Domingos Névoa. Isto porque a empresa tinha ganho, dias antes, um concurso para actuar e manter os helicópteros do Estado.

Durante a finalização do contrato de 46 milhões, era factor público que a Everjets tinha vencido o concurso, para funcionar e conservar os helicópteros para quatro anos, já que, a 22 de Dezembro de 2014, foi assinado um despacho pelo presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil que conferia a proposta à Everjets.

No dia 6 de Fevereiro de 2015 foi feita a aquisição, ainda antes da formalização do contrato de 46 milhões de euros assinado pelo genro e representante da empresa de Domingos Névoa, Ricardo Dias. Este piloto, que já estaria há algum tempo na Everjets, ocupou a posição de vice-presidente da sociedade, no início do mês de Janeiro.

A razão da suspeita será um email que o ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, terá enviado ao seu ex-sócio, Jaime Gomes contendo o caderno de encargos do concurso público, dias antes do anúncio, em Julho de 2014.

Uma fonte oficial da Everjets confirmou ao Público que a empresa decidiu não levantar o caderno de encargos para não alertar a concorrência, que teve conhecimento das regras de participação através de um elemento terceiro e que “cumpriu a lei e os termos do concurso”.

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.