Vinte concelhos de Portugal continental em risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 set (Lusa) - Vinte concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra e Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O distrito de Viseu é o que tem mais concelhos em risco máximo de incêndio (sete), seguindo-se os distritos de Coimbra (quatro), Viana do Castelo (dois), Braga (dois), Porto (dois), Aveiro (dois) e Castelo Branco (um).

De acordo com a informação publicada na página da internet do IPMA, o interior norte e centro do país apresenta risco elevado e muito elevado de incêndio.

No sul do país, o distrito de Setúbal tem dois concelhos em risco muito elevado de incêndio, enquanto Évora, Beja e Faro têm um concelho em risco muito elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões norte e centro céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral a sul do rio Douro até ao início da manhã e para o final do dia.

O vento soprará fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) de noroeste a partir da tarde no litoral oeste.

Para a região Sul, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado no Alto Alentejo.

Aguaceiros no Baixo Alentejo e Algarve, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas fortes.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 33ºC em Lisboa, 25ºC no Porto e 28ºC em Faro.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos mais prováveis até ao final da manhã e nas vertentes norte.

HN // GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.