CDU quer rever concessões de estacionamento subterrâneo a privados

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 13 set (Lusa) - A candidata da CDU à Câmara de Viana do Castelo exigiu hoje a revisão das concessões municipais a privados dos vários parques subterrâneos, por considerar o estacionamento automóvel como um dos problemas da cidade.

Para Ilda Figueiredo, os vários parques de estacionamento subterrâneo da cidade, construídos por promotores privados, compensados pela concessão da sua gestão, "são exemplos de parcerias público-privadas a nível local", de iniciativa municipal e cuja "revisão" é "necessária e urgente".

"Num país onde se diz que são precisos sacrifícios, que caem sempre sobre os mesmos, os grupos privados destas parcerias público-privadas continuam com os mesmos lucros. Isto não se admite", afirmou Ilda Figueiredo.

Segundo dados do município, entre estacionamento subterrâneo e à superfície, existem sete operadores privados, que exploraram, na cidade, 5800 lugares pagos. Metade destes são parques subterrâneos.

A falta de estacionamento gratuito na cidade tem sido precisamente um dos temas mais abordados pelos candidatos à Câmara de Viana do Castelo nos últimos dias. A CDU reclama a criação de novas áreas na cidade para esse efeito, mas sem custos, nomeadamente para moradores e visitantes.

"As concessões devem ser renegociadas, mas não dizemos para acabar com elas. Rever, isso sim, em função da situação existente, porque isto foi um erro, e a CDU disse-o na época", sublinhou Ilda Figueiredo, durante a apresentação das propostas eleitorais da coligação PCP/PEV à Câmara de Viana do Castelo.

"Estas participações público-privadas são, na prática, privatizações, durante dezenas de anos, do uso do subsolo em benefício de alguns grupos económicos, o que não devia ter sido feito. Esta situação não pode continuar", apontou ainda, identificando este como um dos principais problemas da cidade, por provocar a desertificação do centro histórico e prejudicar a economia local.

Ainda em termos de mobilidade, a candidata da CDU propõe um plano para melhorar "centenas de ruas e vias com mau piso, esburacadas, sem passeios, sem valetas e, em alguns casos, sem luz elétrica".

A abolição das portagens na antiga Scut A28, a paragem comercial em Viana do Castelo do comboio diário Porto-Vigo, que desde julho passou a ser direto, ou a implementação de um "sistema eficaz" de transportes públicos urbanos para "facilitar a mobilidade dos moradores, idosos e visitantes" são outras exigências da lista da CDU nesta área.

Além também de Ilda Figueiredo, às eleições de 29 de setembro em Viana do Castelo recandidata-se José Maria Costa (PS). Concorrem também Hélder Pena (PAN), Maria Hermínia Antunes (PCTP-MRPP), Carlos Meira (CDS-PP/MPT) e Eduardo Teixeira (PSD).

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.