CDS quer usar mobilidade como factor de competitividade em Viseu
Porto Canal / Agências
Viseu, 12 set (Lusa) -- O candidato do CDS/PP à presidência da Câmara de Viseu, Hélder Amaral, prometeu hoje desenvolver uma estratégia que use a mobilidade urbana como fator de competitividade do concelho.
"Qualquer investidor, qualquer aluno, qualquer pessoa que escolha uma cidade para morar cada vez mais olha para a sua mobilidade, para a oferta de transportes, para a relação distância/tempo. Viseu não pode perder essa capacidade", defendeu Hélder Amaral, em declarações à agência Lusa.
Os candidatos do CDS/PP têm-se apercebido de que "há um problema de transportes públicos em Viseu, porque a oferta está desencontrada com a procura".
Segundo Hélder Amaral, habitantes das aldeias "que podem fazer movimentar o comércio da cidade têm dado nota da deficiente cobertura de transportes públicos", com "uma oferta desconforme", por exemplo, em termos de horários.
"Como queremos uma nova central de camionagem, um novo mercado municipal e aproveitar a capacidade agroindustrial das aldeias à volta de Viseu para dinamizar o mercado municipal, temos que lhes oferecer capacidade de transporte", frisou.
O candidato avançou que quer também retirar o máximo de carros possível do centro histórico, "nomeadamente ao fim de semana", encontrando alternativas em termos de mobilidade elétrica, e lembrou que a cidade já tem um autocarro elétrico e um funicular.
"Viseu tem uma enorme ecopista que atravessa vários concelhos, mas não queremos que o uso da bicicleta seja apenas lá", acrescentou.
Hélder Amaral considerou que Viseu será "a cidade que tem o melhor trabalho em termos de mobilidade para pessoas com deficiência", ao qual é preciso dar continuidade.
"Há um bom trabalho feito pelo executivo anterior e seria uma pena perdê-lo, não melhorá-lo", referiu, apontando a necessidade de corrigir os erros de sinalização que dificultam a circulação aos invisuais e atender às necessidades dos canhotos.
Para isso, o CDS pretende trabalhar juntamente com as instituições que representam os cidadãos com deficiência, porque "são eles os utilizadores que melhor podem, gratuitamente e a bem de todos, dizer qual é a melhor forma de potenciar o trabalho que já está feito".
Nas eleições autárquicas de 29 de setembro vão disputar votos em Viseu, além de Hélder Amaral (CDS-PP), Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).
A Câmara de Viseu é atualmente liderada pelo social-democrata Fernando Ruas, que não se pode recandidatar devido à lei da limitação dos mandatos.
AMF // SSS
Lusa/fim