Angela Merkel espera que "companheiro Pedro" Passos Coelho forme Governo

| Política
Porto Canal com Lusa

Madrid, 22 out (Lusa) - A chanceler alemã Angela Merkel disse hoje esperar que Pedro Passos Coelho consiga formar Governo, "tendo em conta os resultados eleitorais" em Portugal, e elogiou o trabalho do atual primeiro-ministro ao longo da legislatura.

"Enfrentamos situações difíceis na Irlanda, Espanha e Portugal. O nosso companheiro Pedro [Passos Coelho] não pode estar hoje aqui presente, mas tendo em conta o que foram os resultados eleitorais, espero que consiga ter êxito a formar Governo", disse Angela Merkel durante o Congresso do Partido Popular Europeu, que termina hoje em Madrid.

"Os nossos programas são os que trazem estes bons resultados na Europa. Alguém pensa que se poderia ter chegado ao rumo adequado sem os Partidos Populares? Nós não cantamos cantigas aos cidadãos: dissemos que se trabalhássemos duro poderíamos regressar ao bom caminho e foi isso que conseguimos juntos", afirmou.

Na cimeira da direita europeia - perante líderes como o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, e dirigentes comunitários como os presidente da Comissão Europeia e do Conselho Europeu - Merkel fez o elogio dos governos que defenderam o rigor orçamental durante os anos mais complicados da crise económica e financeira europeia.

A coligação PSD e CDS/PP ganhou as eleições legislativas em Portugal a 04 de outubro, mas sem maioria absoluta, o que poderá abrir a porta a uma coligação de esquerda liderada pelo segundo partido mais votado, o PS, que se encontra em negociações com o Bloco de Esquerda e o PCP com vista a uma solução de Governo.

NVI // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro e Costa reúnem-se segunda-feira após eleição para o Conselho Europeu

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, recebe na segunda-feira António Costa na residência oficial de S. Bento, após a eleição deste para a presidência do Conselho Europeu na quinta-feira à noite.

Mariana Mortágua condena papel de Portugal no tráfico de escravos no passado

A coordenadora do BE condenou este sábado o papel que Portugal teve “no tráfico de pessoas escravizadas”, afirmando que “não é uma vírgula” na história do país e que a “estrutura racista” não foi ultrapassada com o 25 de Abril.

Tiago Barbosa Ribeiro recandidata-se à concelhia do PS Porto

O deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro recandidata-se à liderança da concelhia do PS/Porto nas eleições de 6 de julho, às quais é o único candidato.