Mariana Mortágua condena papel de Portugal no tráfico de escravos no passado

Mariana Mortágua condena papel de Portugal no tráfico de escravos no passado
| Política
Porto Canal / Agências

A coordenadora do BE condenou este sábado o papel que Portugal teve “no tráfico de pessoas escravizadas”, afirmando que “não é uma vírgula” na história do país e que a “estrutura racista” não foi ultrapassada com o 25 de Abril.

“É preciso reconhecer que Portugal teve um papel importante e determinante na formação das estruturas do racismo atualmente, historicamente e internacionalmente. O papel que Portugal teve no trafico de pessoas escravizadas não é uma vírgula na nossa história. Não é uma vírgula, não é um ponto, não é uma exceção, não é um comentário ou uma nota de rodapé”, salientou Mariana Mortágua.

A líder bloquista discursava hoje na abertura do primeiro encontro antirracista do partido, Escola Secundária D. João V, na Amadora, no distrito de Lisboa.

Mariana Mortágua, que disse “três coisas muito breves sobre o passado, o presente e o futuro”, lembrou que Portugal foi “o maior traficante de pessoas escravizadas de África” e que teve um papel importante “daquilo que hoje é a ideia moderna de raça”.

“A estrutura do racismo, enquanto uma estrutura de poder, de desigualdade, é uma invenção para desumanizar e justificar a escravatura e o tráfico de pessoas escravizadas e Portugal teve um papel fundador original nesse processo”, sustentou.

Falando para uma plateia de cerca de 50 pessoas, a coordenadora do BE sublinhou que Portugal contribuiu para “o processo e desumanização que depois alimenta e é alimentada pelo colonialismo, que foi mantido pelo governos e estruturas de poder portuguesas ao longo tempo”.

“Essa é nossa responsabilidade histórica na formação racismo atual. O racismo atual tem uma história e a história é escravatura. E Portugal foi um dos grandes agentes mundiais não só na criação do tráfico, mas como de todas as estruturas sociais que permitiram justificar essa escravatura e colonialismo com a desumanização das pessoas. A desumanização é a ideia de raças superiores e inferiores”, precisou.

+ notícias: Política

Luís Montenegro faz hoje a sua primeira mensagem de Natal como primeiro-ministro

Luís Montenegro dirige esta quarta-feira a sua primeira mensagem de Natal aos portugueses enquanto primeiro-ministro, quase nove meses depois de tomar posse como chefe do XXIV Governo Constitucional, em 02 de abril.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".