Fogo na Peneda-Gerês dado como dominado pela segunda vez

Fogo na Peneda-Gerês dado como dominado pela segunda vez
| País
Porto Canal

O incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), em Ponte da Barca, foi dado como controlado ao final da tarde, o que aconteceu pela segunda vez hoje, informou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

As chamas da única frente que estava ativa foram consideradas dominadas pelas 19:12. O reacendimento deste incêndio deu-se pelas 14:20 e o fogo chegou a ser combatido por uma centena de operacionais, apoiados por quase trinta viaturas.

Foram ainda mobilizados para o teatro das operações, segundo a mesma informação disponibilizada pela ANPC, dois helibombardeiros pesados.

O fogo deflagrou na freguesia de Britelo, Ponte da Barca, às 19:35 de terça-feira. Foi dado como inicialmente dominado, no terreno, pelas 10:50 de hoje.

Na altura, fonte da direção do PNPG explicou que o incêndio se desenvolveu sempre em "ambiente rural", numa zona daquela área protegida em que "a sensibilidade, em si, não era preocupante".

As chamas destruíram, sobretudo, giestal, mato e, em terrenos privados, eucaliptos. Além de Britelo, o fogo estendeu-se ainda à freguesia de Entre Ambos-os-Rios, também no concelho de Ponte da Barca, na encosta da serra Amarela (PNPG).

"Do ponto de vista da conservação da natureza não são áreas muito importantes", explicou a mesma fonte.

Segundo dados atualizados às 20:00 no site da ANPC, ao início da noite lavram no distrito de Aveiro três fogos florestais, sendo o de Tropeço, em Arouca, o caso mais preocupante.

No local estão 212 operacionais e 58 veículos. Este fogo deflagrou hoje de manhã e às 20:15 tinha uma frente ativa.

No concelho de Oliveira de Azeméis estão 80 homens, apoiados por 25 viaturas, a combater as chamas em Ossela e em Vale de Cambra, na zona de Lordelo/Vila Chã, o dispositivo de combate envolve 36 operacionais e 12 veículos.

+ notícias: País

Portugal é o 5.º país da UE com o salário médio mais baixo

Portugal é o 5.º país da União Europeia com o salário médio mais baixo, sendo as áreas da agricultura e pescas e alojamento e restauração os setores onde menos se ganha, de acordo com dados desta terça-feira divulgados pela Pordata.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.