Liga Contra o Cancro lança projecto para informar cegas e amblíopes sobre cancro da mama

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 out (Lusa) -- A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançou um projeto destinado a mulheres cegas e amblíopes que visa dar-lhe informação sobre o cancro da mama e estimular a sua participação em programas de rastreio.

O Dia Internacional da Bengala Branca, assinalado hoje, foi a data escolhida pela Liga para divulgar o projeto "Educação para a saúde sobre cancro da mama para mulheres cegas e amblíopes", realizado em parceria com a ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do núcleo regional do Centro da LPCC, Carlos Oliveira, adiantou que o projeto visa "estender a literacia em saúde a determinados grupos que tem maior dificuldade de acesso", nomeadamente os cegos e amblíopes.

O oncologista explicou que a informação de prevenção e sensibilização para o cancro da mama é, muitas vezes, "uma mensagem escrita, televisiva, com pouco áudio" que não é captada na totalidade por esta população.

Com este projeto, a Liga pretende "transmitir as mensagens que transmite à população dita normal para as mulheres cegas e amblíopes no sentido de lhes dar toda a informação sobre cancro da mama que necessitam saber e, além disso, estimular a sua participação nos programas de rastreio que a Liga desenvolve", sublinhou.

Em parceria com a ACAPO, a LPCC tem promovido sessões públicas sobre o projeto e desenvolveu instrumentos específicos para pessoas cegas e com baixa visão, nomeadamente brochuras em braile e com letra ampliada e uma aplicação informática para 'smartphones' e 'tablets' com "um conjunto de dados" que é apresentada hoje em Coimbra.

Esta aplicação apresenta informação sobre cancro da mama de forma simples e acessível, focando aspetos relativos à epidemiologia, prevenção, tratamento e apoio à mulher com cancro da mama.

Segundo a LPCC, esta ferramenta foi construída atendendo a critérios de acessibilidade que permitam que esta aplicação seja utilizada por toda a população, incluindo mulheres cegas.

Ainda no âmbito do projeto, foi dada formação aos técnicos que trabalham na área do rastreio sobre como "devem ser tratadas e acolhidas as mulheres cegas ou amblíopes que se dirigem às unidades de rastreio", adiantou Carlos Oliveira.

Segundo o especialista, o projeto será alargado em 2016 à população surda-muda e a outros tipos de cancro, como o colorretal, do colo do útero e da próstata.

A iniciativa está englobada no âmbito das atividades da Europa Donna -- organização europeia que representa os interesses das mulheres sobre cancro de mama e que em Portugal é representada pela LPCC -- e conta com o financiamento da Fundação EDP -- EDP Solidária.

Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama e 1.500 mulheres morrem com esta doença.

HN // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.