Proteção Civil emite alerta amarelo devido ao tempo quente

Proteção Civil emite alerta amarelo devido ao tempo quente
| País
Porto Canal

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um alerta amarelo para hoje e quinta-feira devido à previsão de tempo quente favorável à progressão de eventuais incêndios florestais.

De acordo com informação disponível na ANPC, o alerta amarelo foi emitido devido à previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para hoje e quinta-feira de temperaturas máximas entre os 30 e os 35 graus Celsius, mínimas entre os 18 e os 20 graus e ainda humidade relativa com valores abaixo dos 30% e vento moderado a forte.

A situação meteorológica, refere a ANPC, pode criar condições favoráveis à progressão de incêndios florestais e a possível afetação dos grupos populacionais mais vulneráveis em virtude das temperaturas mais altas.

O Estado de Alerta Especial (EAE), no nível amarelo, do Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS) para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) foi acionado para os todos os distritos entre as 08:00 de hoje e as 20:00 de quinta-feira.

"O EAE no nível Amarelo pressupõe o reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão", refere a Proteção Civil.

A ANPC informa na sua página na Internet que o alerta amarelo, o segundo grau de uma escala de cinco, tem por objetivo chamar a atenção da população a tomar precauções e colocar em estado de maior prontidão o dispositivo das organizações de socorro, nomeadamente os Bombeiros e a Proteção civil, aos níveis nacionais e local por causa dos incêndios.

Por isso, a ANPC apela a toda a população para que 'em nenhuma situação utilize o fogo em zonas florestais, de matos ou agrícolas'.

A ANPC recomenda também a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias.

Tendo em conta a situação meteorológica prevista, a ANPC recomenda especiais cuidados para os grupos populacionais mais vulneráveis (idosos e crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratório).

+ notícias: País

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.