João Moutinho marcou terceiro golo por Portugal, quatro anos e um dia depois

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Braga, 08 out (Lusa) - Cristiano Ronaldo, Tiago e Ricardo Carvalho foram dispensados da seleção portuguesa de futebol e vão falhar o encontro de domingo na Sérvia, que encerra o grupo I de apuramento para o Euro2016, revelou hoje Fernando Santos.

Entretanto, a Federação Portuguesa revelou já que o defesa dos franceses do Nice Ricardo Pereira, uma estreia em convocatórias, e o avançado do Sporting de Braga Rui Fonte foram os jogadores chamados por Fernando Santos para integrarem a comitiva na deslocação à Sérvia.

Em conferência de imprensa após o triunfo sobre a Dinamarca (1-0), em Braga, que assegurou a qualificação para o Europeu do próximo ano, o selecionador português anunciou as dispensas e a intenção de chamar dois novos jogadores para a viagem a Belgrado.

"Já estava pensado há algum tempo que se vencêssemos hoje, que no próximo jogo [Sérvia, que é importante e queremos vencer], haveria mudanças, até porque reconhecemos que, neste momento da época, seria um pouco cansativo para alguns atletas e quero ver e trabalhar com outros jogadores, pelo que vão sair da convocatória o Cristiano Ronaldo, o Tiago e o Ricardo Carvalho e vou chamar dois jogadores", afirmou Fernando Santos na altura.

Ronaldo, Tiago e Ricardo Carvalho foram titulares e realizaram os 90 minutos frente à Dinamarca, num jogo em que Portugal garantiu também o primeiro lugar do grupo I.

Na despedida do agrupamento, a seleção lusa defronta no domingo a Sérvia, no Estádio FK Partizan, num duelo agendado para as 18:00 (17:00 horas de Lisboa).

LG/GYS // VR

Lusa/fim

Redação, 08 out (Lusa) -- O médio João Moutinho marcou hoje apenas o seu terceiro golo com a camisola da seleção portuguesa de futebol e o mais importante, já que valeu a vitória sobre a Dinamarca (1-0) e o apuramento para o Europeu2016.

Quatro anos e um dia após o último tento, o jogador do Mónaco materializou o triunfo sobre os nórdicos aos 66 minutos, no Estádio Municipal de Braga, naquele que foi o seu 80.º encontro ao serviço da formação das 'quinas'.

João Moutinho apontou o seu primeiro golo por Portugal ao 13.º jogo, quando ainda alinhava no Sporting, o seu clube de formação, que representou até 2009/10.

A 31 de maio de 2008, no Estádio do Fontelo, em Viseu, o então jovem jogador 'leonino' inaugurou o marcador aos 19 minutos, frente à Geórgia. Simão Sabrosa marcaria o 2-0 final aos 45, na transformação de uma grande penalidade.

Depois desse tento, num embate particular de preparação para o Europeu de 2008, João Moutinho só voltou a faturar a 07 de outubro de 2011, na sua segunda época pelo FC Porto e ao seu 37.º encontro como internacional 'AA'.

Precisamente no Estádio do Dragão, no Porto, o '8' luso apontou o quarto golo de Portugal frente à Finlândia, em encontro do Grupo H de apuramento para o Europeu de 2012.

Nani, aos 13 e 21 minutos, e Hélder Postiga, aos 44, colocaram Portugal a vencer por 3-0 ao intervalo, mas, no início da segunda metade, um 'bis' de Hallgrímur Jonasson (48 e 68) fez perigar a vitória lusa.

João Moutinho 'descansaria', porém, o Dragão, com um golo aos 81 minutos, para, aos 87, o agora benfiquista Eliseu, que hoje não saiu do banco, rubricar o 5-3 final.

Volvidos quatro anos e um dia, o médio que agora alinha no Mónaco apontou hoje o seu terceiro tento pela seleção 'AA', juntando-se, entre outros, no 68.º posto da hierarquia dos goleadores lusos, a Tiago, Pepe e Miguel Veloso.

A tabela é liderada por Cristiano Ronaldo, que soma 55 golos, contra 47 de Pauleta e 41 do 'rei' Eusébio.

PFO // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Definido o emparelhamento da Taça da Liga 2024/25

O FC Porto receberá o Moreirense nos quartos de final marcados para outubro.

João Ricardo Pateiro. 27 anos a dar voz aos golos do FC Porto

O FC Porto, pela mão do vice-presidente Tiago Madureira, ofereceu uma lembrança em reconhecimento do profissionalismo a contar a história do clube.

FC Porto: Regresso ao trabalho este domingo

Arranca a preparação para o clássico frente ao Sporting, na final da Taça (26 de maio, 17h15)