Migrações: Assembleia Municipal de Coimbra quer que a cidade apoie refugiados

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 30 set (Lusa) -- A Assembleia Municipal (AM) de Coimbra aprovou hoje por unanimidade uma recomendação ao executivo camarário para que se "integre no esforço de apoio" aos refugiados e imigrantes na Europa, oriundos do continente africano e Médio Oriente.

A proposta, apresentada pela CDU, durante a reunião daquele órgão autárquico que está a decorrer na tarde de hoje, recomenda ainda que essa disponibilidade da Câmara se enquadre no "planeamento" do acolhimento a refugiados, que "deve ser da responsabilidade do Estado português".

Portugal deve, "por razões humanitárias e por obrigação constitucional, tomar as medidas necessárias" para proporcionar aos milhares de seres humanos que fogem "à pobreza, à guerra e à morte, arriscando tudo na luta pela sobrevivência", salienta a mesma proposta, classificando simultaneamente como "deplorável" o modo como a União Europeia tem "reagido a esta realidade".

A resposta aos "problemas humanitários" resultantes daquela situação passa, "necessariamente, pelo aprofundamento do respeito pelos direitos políticos, sociais e económicos de todos os seres humanos envolvidos, e pelo respeito do direito dos povos à paz e ao desenvolvimento, sem ingerência de forças estrangeiras", sustenta a mesma recomendação.

"Só uma política humanitária de apoio aos refugiados e migrantes e o fim das políticas de guerra e de exploração dos povos e países de África e do Médio Oriente pode deixar de alimentar as redes de imigração ilegais e acabar com o desastre e a agressão que atinge milhares de pessoas e famílias", conclui o documento.

Na sequência desta proposta, a AM de Coimbra aprovou outra recomendação no sentido de que a Câmara declare Coimbra "cidade-refúgio" e se "articule com todas as cidades que estão a criar uma rede europeia de cidades-refúgio", como é o caso, por exemplo, de Barcelona.

A Assembleia propõe ainda que a Câmara se "articule com a Segurança Social, os órgãos de coordenação regional das políticas de saúde e educação para o acolhimento de um conjunto de agregados familiares [de refugiados] a definir".

Esta recomendação, apresentada pela bancada do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), foi aprovada por seis votos a favor, tendo os restantes membros da assembleia optado pela abstenção.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.