População de S. Pedro do Sul coberta com médico família -- ministro da Saúde

| Norte
Porto Canal / Agências

S. Pedro do Sul, 09 set (Lusa) - O ministro da Saúde, Paulo Macedo, assegurou hoje que toda a população do concelho de S. Pedro do Sul, no distrito de Viseu, dispõe já de médico de medicina geral e familiar.

"No concelho de S. Pedro do Sul há uma adequação do número de médicos para a população. O que é preciso é que isto aconteça no resto do país", disse o governante no final da inauguração do novo Centro de Saúde de S. Pedro do Sul.

Paulo Macedo destacou, na ocasião, o valor do investimento, que acontece numa altura em que há um condicionamento claro devido à situação de emergência nacional.

"Além dos 2,5 milhões de euros que custou a obra diretamente, ainda houve o investimento na parte do terreno e das outras infraestruturas todas", apontou.

Ao todo, foram gastos mais de três milhões de euros na construção do Centro de Saúde de S. Pedro do Sul, com urgência básica, para o qual a Câmara municipal local doou o terreno há mais de dez anos.

O Centro de Saúde de S. Pedro do Sul serve perto de 17 mil utentes e conta com 40 profissionais de saúde.

No piso 1 do novo edifício situa-se a administração, a Unidade de Saúde Pública, o Gabinete do Utente, os apoios gerais e área técnica.

No piso 0 localiza-se a zona de acesso, receção e espera, a zona de tratamentos e consultas divididas em dois grupos funcionais idênticos e o Serviço de Urgência Básica (SUB).

O novo equipamento integra o Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões da Administração Regional de Saúde do Centro e foi financiado através do Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro.

CMM // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Homem atropelado na A7

Um homem com cerca de 45 anos de idade foi atropelado, na tarde desta segunda-feira, na A7, no sentido Guimarães-Famalicão, apurou o Porto Canal.

IMI das barragens. Movimento de Miranda exorta novo Governo a liquidar os impostos

O Movimento da Terra Miranda exortou esta segunda-feira o Governo a liquidar os impostos devidos pelo negócio das barragens, alertando para o perigo de caducidade do IMI de 2020 e de 100 milhões de euros de Imposto de Selo.