GNR deteve 128 condutores por excesso de álcool na Operação Baco

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 set (Lusa) -- A GNR anunciou a detenção, na madrugada de hoje, de 128 condutores por terem uma taxa de álcool no sangue superior ao permitido, durante uma operação especial de fiscalização.

Numa nota, a GNR explicou que a operação Baco, realizada entre as 00:00 e as 07:00 de hoje, pretendeu intensificar a fiscalização da condução sob influência de álcool e de substâncias psicotrópicas e de combate à criminalidade nas estradas.

Nestas sete horas, a GNR detetou 427 condutores a circularem com uma taxa de álcool no sangue (TAS) igual/superior a 0,50 gramas/litro, dos quais 128 foram detidos por circularem com uma TAS igual/superior a 1,20 gramas/litro.

As autoridades detiveram ainda sete condutores por condução sem carta de condução e outros três "por outros motivos".

Ao todo, durante a operação foram fiscalizados 5.941 condutores.

A operação envolveu 1.136 militares da Unidade Nacional de Trânsito, dos comandos territoriais e da Unidade de Intervenção, que realizaram 439 ações de fiscalização "em vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação e existam dados ou indícios da prática de ilícitos de natureza criminal", acrescentou a GNR.

RCS // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".