Governo dos Açores organiza encontro para preparar recepção de refugiados

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 17 set (Lusa) -- O subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas dos Açores revelou hoje que o executivo convidou entidades públicas e particulares para um encontro, na segunda-feira, de preparação do processo de acolhimento de refugiados.

"O Governo dos Açores decidiu convidar uma série de entidades públicas e particulares da região para uma reunião de coordenação e auscultação que visa, desde logo, em primeira linha, aferir as potencialidades em termos de acolhimento aqui no arquipélago", declarou à agência Lusa Rodrigo Oliveira.

Da parte do executivo regional irão estar presentes representantes dos departamentos ligados à solidariedade social, às comunidades, à educação e à saúde, tendo sido convidadas entidades como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que coordena o grupo de trabalho criado a nível nacional para a acompanhar a questão dos refugiados.

Rodrigo Oliveira referiu que estarão ainda presentes a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, a par de instituições representativas da sociedade civil ligadas à emigração (como a Associação de Emigrantes dos Açores), a União de Misericórdias, a Cáritas Diocesana dos Açores e outras instituições particulares de solidariedade social.

O titular da pasta das Relações Externas afirmou que se pretende um "primeiro encontro exploratório e de exploração" para apurar disponibilidades em termos de um trabalho conjunto e de serviços e infraestruturas existentes.

"O Governo dos Açores têm naturalmente acompanhado, com apreensão, a situação dos refugiados na Europa e, no passado dia 07 de setembro, em reunião do Conselho do Governo, manifestou não apenas a sua preocupação, mas também a sua solidariedade em relação aos territórios e regiões mais afetadas, bem como face ao número de refugiados que crescentemente, e todos os dias, pretendem vir para a União Europeia [UE]", declarou o governante.

O responsável recordou que o Governo dos Açores já manifestou ao executivo da República a disponibilidade de colaborar na solução que for encontrada a nível nacional.

Não é ainda definitivo o número de refugiados que o país vai receber, face a "alguns atrasos" nas decisões da UE, mas Rodrigo Oliveira lembrou que, num primeiro momento, se decidiu sobre 40 mil pessoas localizadas na Grécia e na Itália, dos quais Portugal receberá cerca de 1.500.

"Trabalha-se agora, no âmbito da UE, para um segundo contingente de 120 mil refugiados", recordou.

A 09 de setembro, em Santa Cruz da Graciosa, a porta-voz do Conselho do Governo dos Açores, a secretária regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares dos Açores, afirmou que o executivo está disponível para acolher refugiados, no quadro da resposta nacional.

Na altura, o Governo dos Açores deliberou disponibilizar 75 mil euros ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, contribuindo assim para o "desenvolvimento de ações de proximidade e que permitam um alojamento, alimentação e cuidados de saúde básicos aos refugiados".

JYAM // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.