Anabela Rodrigues lamenta falta de acordo e espera que "valores europeus prevaleçam"

| País
Porto Canal com Lusa

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, apelou hoje para que "os valores europeus prevaleçam" e que a União Europeia possa chegar rapidamente a acordo sobre a recolocação de 120 mil refugiados.

"Lamentavelmente não foi possível a União Europeia chegar a acordo. O espírito europeu não conseguiu prevalecer, mas estou confiante que vamos inverter essa dificuldade e que, na próxima reunião, já marcada para a próxima semana, os valores europeus vão finalmente prevalecer", sustentou, Anabela Rodrigues, à margem da assinatura de um protocolo com a Câmara de Cascais,

A ordem de trabalhos para a próxima reunião ainda não é conhecida, mas, segundo Anabela Rodrigues, "o que estará em cima da mesa será evidentemente a recolocação de refugiados".

A ministra reteirou a necessidade de se encontrar soluções "concertadas, solidárias e rápidas" perante uma "tragédia humanitária".

"Portugal tem, desde o primeiro momento, manifestado a sua disponibilidade para fazer parte da solução e tem vincadamente assumido essa posição", concluiu.

A ministra recordou ainda que, neste momento, Portugal está disponível para acolher 3.000 refugiados.

"Os números são conhecidos e, infelizemte, têm evoluído. Os números relativamente a pessoas que podemos receber estão também em evolução. Em cima da mesa estão, neste momento, 3.000 pessoas que podem vir a ser acolhidas em Portugal", afirmou a ministra.

A ministra da Administração Interna já tinha mostrado, no final da reunião em Bruxelas da passada segunda-feira, que Portugal ia aceitar a "quota" que consta da proposta da Comissão Europeia (3.074 refugiados a acolher por Portugal).

Na ocasião, a ministra apontou ainda que estão em curso os procedimentos necessários para saber quando poderão chegar os refugiados a Portugal, até porque, vincou repetidamente, "é preciso condições para receber as pessoas com dignidade".

Também na semana passada, a ministra tinha afirmado que os primeiros refugiados podiam começar a ser acolhidos em Portugal em outubro.

MYDM // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.