Portugal tem "metodologia razoável" para integração de refugiados - António Guterres

| País
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 15 set (Lusa) - O alto comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, elogiou hoje a "metodologia razoável" adotada por Portugal para receber refugiados, que passa pelo envolvimento de vários setores da sociedade.

"Pode não ser a metodologia ideal, mas é uma razoável", comentou o responsável, numa conferência de imprensa em Bruxelas, em relação à necessidade de os países fazerem uma "integração efetiva" de refugiados.

Na sua recente deslocação a Portugal, Guterres notou a criação de uma plataforma, que mobiliza desde a sociedade civil, à igreja católica, organizações não-governamentais e autarquias para garantirem a integração de refugiados.

Nas propostas de Bruxelas, Portugal deverá receber cerca de cinco mil pessoas.

O dirigente das Nações Unidas insistiu na necessidade de dar atenção à Sérvia, que está a receber milhares de pessoas diariamente, "sem capacidade de absorção e sem ser um país rico", o que pode levar o país a uma "situação impossível".

Caso não se tomem medidas de ajuda à Sérvia, "criam-se oportunidades para contrabandistas" para levarem os refugiados por novas rotas europeias.

"Queremos soluções sustentáveis", argumentou António Guterres reafirmando a sua sugestão de um "plano B" depois da falta de unanimidade, no conselho extraordinário de segunda-feira, entre os ministros do Interior europeus para a recolocação de mais 120 mil refugiados.

"Um plano B é necessário", resumiu o responsável, notando haver países voluntários para receber pessoas, pelo que a recolocação deve aumentar assim que os mecanismos para receber pessoas estejam operacionais.

Guterres quer que as "pessoas possam ser bem recebidas" imediatamente na Grécia e na Itália e que daí se faça a recolocação, ressalvando estar também a apelar aos países do Golfo Pérsico e à América do Norte para receberem refugiados.

PL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.