Capacidade do sector social para acolher refugiados definida até fim do mês

| País
Porto Canal com Lusa

Porto, 15 set (Lusa) -- O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, afirmou hoje que até ao fim do mês fica concluído o levantamento sobre a capacidade que o setor social tem para acolher refugiados.

"O setor social vai fazer o levantamento de toda a rede que tem, de todas as disponibilidades que tem para fazer um acolhimento, para tratar da alimentação, para tratar da ligação à escola, da ligação ao setor da saúde e também da integração, da formação e do ensino de português", afirmou Mota Soares aos jornalistas, no final de uma reunião de coordenação do setor social, no Porto, que contou com a presença dos presidentes da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) , da União das Mutualidades Portuguesas e da União das Misericórdias Portuguesas.

Segundo o ministro, os serviços públicos, como o Instituto da Segurança Social e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, "estão já no terreno" a trabalharem para fazer esse acolhimento, mas "é fundamental trabalhar com o setor social para ser o agregador".

"Efetivamente é [o setor social] quem tem uma rede social ao longo de todo o país que tem capacidade de resposta sobre esta matéria. Para nós é fundamental envolver o setor social, aproveitar até a disponibilidade, a boa vontade que o setor social demonstrou", frisou Mota Soares.

Sem adiantar o número de refugiados que Portugal poderá acolher no âmbito da proposta de recolocação de 120 mil apresentada pela Comissão Europeia, matéria que "está a ser liderada pelo Ministério da Administração Interna", Mota Soares destacou que "Portugal apoiou a proposta" e que "ainda não está definido o contributo de cada país".

"O essencial é preparar a capacidade de acolhimento de refugiados", disse, adiantando que "o setor social e solidário está a preparar a resposta interna".

JAP // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.