Funcionários do SEF preocupados com a crise de refugiados e suspensão do acordo de schengen

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 set (lusa) - O Sindicato dos Funcionários do Serviço dos Estrangeiros e Fronteira (SINSEF) manifestou hoje solidariedade para com os milhares de refugiados que rumam à Europa e mostrou-se preocupado com a eventual suspensão por alguns países do Acordo Schengen.

Em comunicado, o SINSEF salienta que a suspensão do Acordo de Schengen, anunciada por diversos Estados europeus com livre circulação, embora temporária, caso seja alargada e por tempo indeterminado, representaria um retrocesso de anos de construção de unidade europeia e uma "enorme machadada no espírito humanista" que foi um dos princípios básicos do nascimento da Europa unida.

"O sindicato dos funcionários do SEF vê com preocupação o acréscimo de responsabilidades resultante de toda a situação, que criaria necessidades para as quais as estruturas operacionais do SEF não estão neste momento preparados", adianta a nota.

O SINSEF acrescenta estar disponível para ajudar a Direcção Nacional do SEF na procura de soluções para tão grave situação, lembrando que ao SEF foram atribuídos, ao nível do Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia para as Migrações, criado por despacho no início de Setembro, as funções de logística e administrativa o que torna ainda "mais urgente" a reposição duma Carreira de Apoio a Fiscalização e Investigação.

"O SINSEF congratula-se com a maior sensibilidade demonstrada publicamente quer pela Direcção Nacional do SEF quer pela tutela para resolver a situação, aguardando o inicio das negociações para, em conjunto, dotar o SEF da estrutura operacional, capaz de lidar com a situação dramática que vivemos e que exige da parte de todos uma resposta urgente, clara e eficiente", refere o documento.

FC // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.