Rui Rio espera que não se destrua trabalho feito no turismo do Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 06 set (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, disse hoje esperar que "não se destrua o que foi feito" pela autarquia no apoio à promoção do turismo da cidade, "independentemente do resultado das eleições".

"O turismo no Porto tem tido taxas de crescimento fantásticas, é natural que seja fácil andar para trás e é difícil andar mais para a frente. O que espero é que não se destrua o que foi feito", esclareceu o autarca em declarações aos jornalistas, no fim da apresentação do canal "Viver" do portal do turismo, dedicado a estudantes ou profissionais quem pretendam residir na cidade.

Durante uma intervenção feita na Reitoria na Universidade do Porto, Rui Rio já tinha destacado os resultados da aposta camarária nesta área e alertado que "o país está suficientemente mau para se estragar o que está feito".

"Já temos problemas que cheguem. Vamos ver se continuamos a empurrar isto para a frente e não empurrar para trás", frisou.

Para o autarca, "esta câmara, quem está e quem vier, tem obrigação de ir acompanhando e apoiando cada vez mais esta vitalidade que a sociedade portuense tem demonstrado nesta matéria".

O canal "Viver" é, para Rio, "mais um passo no desenvolvimento de um 'site' que é muito importante para a expansão turística da cidade", fruto da "dinâmica da sociedade civil", do aeroporto e da "particular atenção" que o município tem dado ao setor, nomeadamente com a aposta no Circuito da Boavista ou no festival Primavera Sound.

"No plano estrutural temos procurado conduzir a cidade de forma consistente. Intervir nos bairros é criar condições para o desenvolvimento da cidade", observou.

Rio não esqueceu o "problema seriíssimo" da reabilitação da Baixa, devido ao "boicote do Governo à Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU)".

"A cidade tem de perceber a situação dramática em que pode ficar se levar uma machadada quase falta que é acabar com a SRU levando-a à falência", alertou.

Vladimiro Feliz, vereador do Turismo, Inovação e Lazer, explicou que o canal "Viver" pretende "facilitar a vida a quem vier viver para o Porto", mostrando-lhes o potencial da cidade mas também disponibilizando-lhes uma série de informação útil relativamente ao valor do custo de vida, a alojamentos, recursos desportivos e educacionais.

"Este canal também pode ser útil a quem cá vive", sublinhou, notando que o mesmo reúne uma série de informação que costuma estar dispersa em vários locais.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".