Roménia vai rejeitar quotas de distribuição de refugiados

Roménia vai rejeitar quotas de distribuição de refugiados
| Mundo
Porto Canal

O ministro de Interior romeno, Gabriel Oprea, anunciou hoje que vai votar contra as quotas obrigatórias de repartição de refugiados durante o encontro que se celebra na segunda-feira com os seus homólogos da União Europeia.

"Tenho a clara ordem por parte do Presidente, do primeiro-ministro e do Governo, para colocar a questão modestamente, mas também com dignidade: A Roménia vai respeitar os compromissos iniciais de receber 1.785 imigrantes e também vai votar contra as quotas obrigatórias", declarou o governante aos jornalistas.

Os ministros europeus do Interior decidem na segunda-feira o seu apoio político à distribuição de 120.000 refugiados vindos da Hungria, Grécia e Itália, uma medida proposta pela Comissão Europeia na passada quarta-feira.

No início desta semana, o presidente romeno, Klaus Iohannis, criticou duramente a Comissão Europeia, acusando-a de fazer uma repartição "burocrática" dos refugiados.

Klaus Iohannis reiterou que a Roménia apenas pode aceitar 1.785 refugiados, enquanto a Comissão Europeia lhe pede que receba 6.351.

+ notícias: Mundo

Nova polémica na Eurovisão. Vários detidos em protesto no exterior da Malmö Arena

Várias pessoas foram detidas este sábado, no exterior da Malmö Arena, onde decorre a final do 68.º Festival Eurovisão da Canção, na Suécia, durante os protestos contra a participação de Israel no concurso, que reuniram milhares de pessoas.

Suíça vence festival da Eurovisão

A Suíça venceu a 68.ª edição do Festival da Eurovisão, com a cançao "The Code", este sábado. 

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.