Taxa moderadora do aborto é fixada nos 7.75 euros

Taxa moderadora do aborto é fixada nos 7.75 euros
| País
Porto Canal (LYV)

O valor da taxa moderadora da interrupção voluntária da gravidez (IVG) foi fixada nos 7,75 euros. A lei, que entra em vigor no primeiro dia de Outubro, prevê "o pagamento de taxas moderadoras na interrupção de gravidez quando for realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas de gravidez".

Segundo a legislação publicada esta segunda-feira em Diário da República, o pagamento de taxas moderadoras para a IVG entra em vigor a 01 de outubro. O valor fixado para esta taxa vai ser de 7,75 euros, o mesmo valor que é aplicado numa consulta de especialidade.

A introdução de taxas moderadoras para a IVG foram aprovadas pela maioria PSD/CDS-PP, em Julho passado, assim como a obrigatoriedade de aconselhamento psicológico e social e de consultas de planeamento familiar às mulheres que que interromperam voluntariamente a sua gravidez.

O Ministério da Saúde declarou à agência Lusa que "tendo em conta o objetivo de promover o planeamento familiar e proteger a saúde da mulher grávida, a taxa moderadora para a IVG é apenas referente ao ato de interrupção da gravidez".

+ notícias: País

Carteiristas detidos pela PSP aumentaram 50% este ano. Crime cresce exponencialmente desde 2021

A PSP deteve este ano 141 carteiristas e identificou 341 suspeitos desta prática, número de detenções que aumentou 50% em relação a 2023, segundo dados divulgados por aquela polícia.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.