Fotografias revelam a partir de hoje interior da casa de Cesariny

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 set (Lusa) - O interior da casa do poeta e pintor Mário Cesariny (1923-2006), na rua Basílio Teles, em Lisboa, é revelado a partir de hoje, numa exposição de fotografias de Duarte Belo no Museu da Eletricidade.

"Cesariny - Em casas como aquela" é o título desta exposição que revela os livros, quadros, manuscritos e objetos de um dos mais importantes artistas do movimento surrealista em Portugal, com inauguração prevista para as 18:00.

Comissariada por António Gonçalves, a mostra fica patente até 11 de outubro, no Museu da Eletricidade, resultado de uma parceria com a Fundação Cupertino de Miranda, com sede em Vila Nova de Famalicão, detentora de um significativo acervo dos surrealistas portugueses.

As fotografias foram realizadas no âmbito da atribuição a Mário Cesariny do Grande Prémio EDP - Artes Plásticas, em 2002, no âmbito do qual a Fundação EDP realizou uma exposição retrospetiva do artista, que esteve patente no Museu da Cidade, em Lisboa, entre 2004 e 2005.

A exposição esteve patente posteriormente no Centro de Estudos do Surrealismo, em Vila Nova de Famalicão, e no Círculo de Bellas Artes de Madrid, em 2006.

Nascido em Lisboa, em 1968, Duarte Belo é formado em arquitetura, e, desde 1986, trabalha no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.