Extensão e violência dos fogos causadas por más políticas do Governo - CNA

Extensão e violência dos fogos causadas por más políticas do Governo - CNA
| País
Porto Canal

O dirigente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) defendeu hoje que os cortes "brutais" do Governo na prevenção dos incêndios e a falta de ordenamento florestal são as principais causas da extensão e violência dos fogos florestais.

Para João Dinis, a "paranoia do fogo posto" serve apenas para desviar atenções e para "esconder o essencial da questão" que são as "políticas incendiárias promovidas ao longo dos anos".

"Este Governo cortou milhões de euros na prevenção no Orçamento do Estado. A falta de prevenção, a falta de ordenamento florestal, o êxodo das populações são as causas da extensão dos incêndios", afirmou na Comissão Parlamentar da Agricultura e Mar.

"A nossa experiência diz-nos que a extensão e a violência são ajudadas pelas condições climáticas, mas são determinadas pela ausência de políticas públicas e más políticas", acrescentou o responsável referindo-se às "manchas contínuas de eucalipto e pinheiro" e ao abandono da agricultura familiar.

Segundo Pedro Santos, também dirigente da CNA, desde janeiro 2012 já foram cortados 162 milhões de euros às medidas florestais.

"Representa um corte de 37% que deixa de estar disponível em termos de floresta. Se continuarmos com este tipo de políticas nunca vamos ultrapassar isto", afirmou.

De acordo com o dirigente da CNA, só o item "Minimização dos Riscos" teve um corte de 60%.

Criticando as "celuloses que decretaram guerra aos baldios" e a "política florestal fomentada no eucalipto", João Dinis explicou que o eucalipto explode com temperaturas altas, sendo o causador da deflagração de incêndios a poucos metros de distância.

"Os cortes orçamentais nos últimos dois anos brutais no Proder [instrumento estratégico e financeiro de apoio ao desenvolvimento rural], nas florestas, na prevenção, no desmantelamento dos serviços florestais públicos, de gente que conhecia a floresta e apoiava as populações, e os baixos preços da madeira, que provocam desmotivação económica pela floresta, estão na base da violência dos fogos", afirmou.

"Há manipulação do drama e da tragédia, o desvio das atenções e dos sentimentos para o fogo posto, para as detenções e para as penas", lamentou.

Afirmando que é necessário "inverter políticas e investir na floresta", João Dinis defendeu ainda que o "Estado tem obrigação de indemnizar [as vítimas dos incêndios], porque também indemnizam os banqueiros pelas trafulhices que fazem".

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.