Autarca de Caminha não tem dúvidas de mão criminosa no incêndio que lavra na região

Autarca de Caminha não tem dúvidas de mão criminosa no incêndio que lavra na região
| Norte
Porto Canal

A presidente da Câmara de Caminha disse hoje à Lusa não ter dúvidas que o incêndio que lavra no concelho há mais de 24 horas, e que já percorreu sete freguesias, teve origem criminosa.

"Por muita prevenção que se faça é impossível lutar contra quatro frentes de fogo, que quando nós estamos na iminência de dominar, vê-se claramente alguém a incendiar do outro lado. Isto é mão criminosa", afirmou Júlia Paula Costa.

"Não tenho dúvidas sobre isso", insistiu.

Segundo a autarca, inspetores da Polícia Judiciária já estão no terreno a investigar este incêndio, que deflagrou durante a manhã de segunda-feira na freguesia de Cristêlo e que rapidamente avançou para Vilarelho, Venade e Azevedo, aproximando-se de várias casas.

Durante a noite, as chamas chegaram à freguesia de Vile, tendo ameaçado uma capela românica ali existente, avançando depois para Moledo e Vila Praia de Âncora, colocando em risco várias habitações.

"Felizmente as coisas estão agora mais controladas, com a chegada dos meios aéreos, mas durante a noite foi muito complicado. Tivemos de mobilizar meios para defender as casas", acrescentou Júlia Paula Costa.

Devido à progressão das chamas, o acesso de Vila Praia de Âncora à A28 está cortado desde a manhã de hoje.

Pelas 14:15 estavam mobilizados para as operações de combate às duas frentes deste incêndio 205 operacionais, nomeadamente bombeiros dos distritos de Viana do Castelo e de Santarém.

Segundo explicou à Lusa fonte do comando operacional no terreno, durante a manhã chegaram a ser chamados para combater este incêndio os cinco aviões bombardeiros pesados anfíbios estrangeiros cedidos a Portugal.

Contudo, destes, apenas os três franceses conseguiram atuar, repetindo as operações durante a tarde. Por falta de condições de visibilidade, os dois aviões croatas acabaram por ser mobilizados para outros incêndios.

Foi entretanto acionado para o terreno o Grupo de Reforço para Ataque Ampliado de Lisboa, o Grupo de Análise e Uso do Fogo e o Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF01) Centro-Sul.

Os bombeiros admitem ter o incêndio como dominado durante a tarde de hoje.

+ notícias: Norte

Lousada vai adquirir circuito onde se disputa a superespecial do Rali de Portugal

A Câmara de Lousada já tem um princípio de acordo para comprar a pista da Costilha, onde se realiza a superespecial do Rali de Portugal, para realizar melhoramentos e acessos, disse esta segunda-feira o presidente da autarquia.

“Aconteceu aqui um milagre”. As imagens da explosão que destruiu 11 casas em Vila Verde

Uma explosão de gás que deflagrou, na madrugada desta segunda-feira, causou grandes danos materiais numa habitação na freguesia de Turiz, em Vila Verde, e afetou outras 11 residências contíguas, confirmou o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Luís Morais, que confessa ter ocorrido “um milagre” por não terem sido registados feridos.

Empresas e universidades do Norte de olhos postos no céu para apostar na economia espacial

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Agência Espacial Portuguesa estão a trabalhar num plano para promover a economia espacial na região, tendo já efetuado uma reunião nesse sentido. "A CCDR-Norte e a Agência Espacial Portuguesa estão a trabalhar na criação de um plano de ação para a promoção da economia espacial no Norte, com o objetivo de promover o desenvolvimento e o uso das tecnologias espaciais na região", pode ler-se num comunicado esta segunda-feira enviado às redações pela entidade regional.