Movimento contra tourada em Viana do Castelo recorre a Tribunal

Movimento contra tourada em Viana do Castelo recorre a Tribunal
| Norte
Porto Canal (DYP)

O movimento contra a tourada em Viana do Castelo avançou com um providência cautelar para contestar o indeferimento municipal da instalação de uma praça amovível para uma corrida na cidade, no domingo. 

Na semana passada, a Câmara de Viana do Castelo indeferiu o pedido de instalação de uma arena amovível, na veiga Areosa, alegando "incumprimento" dos regimes da Reserva Ecológica Nacional (REN), da Reserva Agrícola Nacional (RAN), do Plano Director Municipal (PDM), da Rede Natura 2000 e do Plano Ordenamento Costeiro (POC), entre Caminha e Espinho.

No indeferimento, a autarquia da capital do Alto Minho, liderada pelo socialista José Maria Costa, adiantou que o terreno em causa "está também em perímetro de emparcelamento da Areosa, Carreço e Afife".

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do movimento de aficionados "Vianenses pela Liberdade", José Carlos Durães, adiantou que a acção deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB) na segunda-feira, às 15:00.

De acordo com o responsável do movimento cívico, "o tribunal deverá pronunciar-se num prazo de 48 horas" e "os trabalhos de montagem da praça amovível começaram hoje".

Um grupo local anti-touradas já anunciou a realização de uma manifestação no domingo, junto ao recinto onde decorrerá o espectáculo tauromáquico.

+ notícias: Norte

Mais quatro linhas da Unir em Matosinhos mudam para a nova numeração de quatro dígitos

Quatro linhas de autocarro a operar em Matosinhos da rede metropolitana Unir, que ainda usavam a anterior designação, mudaram hoje para a nova numeração de quatro dígitos, comunicou o operador Vianorbus no seu 'site'.

Cortejo académico condiciona trânsito em Braga

O cortejo académico do Enterro da Gata, marcado para quarta-feira, vai provocar alguns condicionamentos no estacionamento e no trânsito no centro da cidade de Braga, anunciou esta segunda-feira o município.

Município de Vila Real lança operação contra vespa asiática

O município de Vila Real está a combater a expansão da vespa asiática, também conhecida como vespa velutina. O projeto GESVESPA DOURO, liderado pela CIM Douro e financiado pelo POSEUR 2014/20, está em pleno andamento, com a colocação estratégica de armadilhas em todo o concelho.