Cartazes do BE com desempregados verdadeiros responde a cartazes do PS
Porto Canal (DYP)
Em resposta aos cartazes da campanha de 'outdoors' onde o PS usou uma falsa desempregada, o Bloco de Esquerda lançou dois cartazes com duas histórias verdadeiras de desemprego.
António José Baião, de 60 anos, e Sofia Luna, de 34 anos, apresentados como militantes do partido são os protagonistas destas histórias.
O partido disse à comunicação social que "a acção do Governo faz a campanha da coligação PSD/CDS, optando pela falsificação e pela manipulação das estatísticas".
Segundo o Bloco, o PS "enredou-se numa campanha que só não é anedota porque evidencia o resultado da falta de alternativas reais e diferenças de fundo com a direita".
O Bloco de Esquerda acredita que "o problema número um das pessoas reais é o emprego" mas "o debate pré-eleitoral reflectiu esse facto da pior maneira" e conclui que "O desemprego real está em máximos históricos e o número de empregos recuou duas décadas em apenas 4 anos".
Uma campanha de outdoors sobre desemprego do PS correu de tão mal que o partido e o próprio secretário-geral pediram desculpa pois num dos cartazes foi apresentada uma mulher jovem dizendo que estava desempregada desde 2012.
Em declarações ao jornal online Observador, a figurante desmentiu a situação que lhe fora atribuída.
O director de campanha do PS, Ascenso Simões, foi substituído por Duarte Cordeiro.
Como consequência disto, a campanha não esteve afixada mais do que três dias.