Fogo na Serra da Estrela dado como dominado

Fogo na Serra da Estrela dado como dominado
| País
Porto Canal

O fogo que deflagrou há mais de 48 horas no Parque Natural da Serra da Estrela foi dado como dominado cerca das 15:30 de hoje, altura em que já tinha começado a cair "uma chuva miudinha" naquela zona.

"Segundo as informações que tenho, o fogo não estará completamente extinto, mas sim controlado e dominado. Entretanto também começou a cair uma chuva miudinha, o que certamente ajudará o trabalho dos bombeiros", disse à agência Lusa o vice-presidente da Câmara de Gouveia, José Cardoso.

O autarca destacou que espera que a chuva se mantenha, "não só para ajudar a apagar alguns focos que ainda ardem, como para evitar eventuais reacendimentos".

A hora a que o fogo foi dado como dominado foi indicada na página da internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil na Internet. O incêndio começou às 14:46 de segunda-feira, em mato, na Senhora do Monte, na União das Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra, concelho de Gouveia, e, entretanto, alastrou para o concelho de Manteigas.

Às 15:30, os trabalhos envolviam ainda 482 operacionais, auxiliados por 159 meios terrestres e oito meios aéreos.

Segundo a informação, no local mantinham-se também os grupos de reforço para combate a incêndios florestais Centro/Sul, Faro, Aveiro e Coimbra, o grupo de reforço ampliado de Leira e Lisboa e equipas de reconhecimento e avaliação da situação.

Este incêndio lavrou durante mais de 48 horas e já consumiu uma vasta área de mato e floresta.

Durante a manhã de hoje, em declarações à agência Lusa, o diretor da Delegação Centro do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Rui Melo, referiu que o fogo está a destruir uma zona com "forte importância ambiental e paisagística".

O responsável desta entidade que tutela o Parque Natural da Serra da Estrela explicou que as chamas estão a avançar para uma área de florestal plantada há cerca de 80 anos e cuja "regeneração poderá demorar vários anos a ser conseguida".

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.