Cartazes polémicos "viram" à direita
Porto Canal (DYP)
Após os cartazes polémicos da campanha eleitoral do PS eis que chega agora a vez da coligação PSD/CDS originar controvérsias nas redes sociais, utilizando fotografias de pessoas de um banco de imagens de figurantes estrangeiros. Ora se em Portugal a "menina" da imagem promove o crescimento do turismo, na Hungria promove um marca de azeite.
Foram detectados figurantes estrangeiros de um banco de imagens nos 'outdoors' da coligação Portugal à Frente (PaF), desde a promoção de uma clínica de Wisconsin, até à promoção de azeite húngaro no Facebook.
A polémica com os cartazes do PS, gerou críticas nas redes sociais anteriormente. O director da campanha socialista, Ascenso Simões, acabou mesmo por se demitir, mas no partido de António Costa rapidamente houve quem transformasse em propaganda política do adversário.
O director de campanha da coligação PaF, José Matos Rosa, disse ao DN que "O que fizemos é o que mandam as boas práticas nacionais e internacionais em termos de comunicação" e afirma ainda que o PSD "utiliza muitas vezes bancos de imagens".
Matos Rosa não se pronunciou sobre os polémicos outdoors socialistas e frisa que nos cartazes da coligação PSD/CDS "não há colagem das pessoas aos temas" e que as pessoas utilizadas nos anúncios servem "para humanizar as mensagens".
As mensagens dos cartazes eleitorais passam pelo crescimento do turismo, pelo aumento do investimento, do emprego e das exportações e remetem para a recuperação da confiança dos portugueses.