Governo grego garante financiamento de 85 mil milhões durante três anos

| País
Porto Canal com Lusa

Atenas, 11 ago (Lusa) - O acordo para um terceiro plano de ajuda à Grécia, alcançado entre Atenas e os seus credores hoje de madrugada, garantiu ao país "o financiamento de cerca de 85 mil milhões de euros" durante três anos, anunciou o Governo grego.

Em comunicado, o Governo da Grécia disse que com este montante o país poderá "assegurar" uma longa lista de ajustamentos orçamentais e reformas, "cobrir as suas amortizações de empréstimos e os pagamentos em atraso do Estado".

Apesar deste anúncio, as negociações continuam, sendo que até ao momento não há acordo político, disse hoje um porta-voz da Comissão Europeia.

"O que temos até ao momento é um acordo de nível técnico ... e pequenos detalhes precisam de ser finalizados. O que não temos é um acordo político", disse a porta-voz da Comissão Annika Breidthardt, após as autoridades gregas terem anunciado um acordo, depois de longas conversações.

Na segunda-feira foi referido que o Governo grego pretende que o texto do acordo seja votado pelos deputados na quinta-feira, para que seja apresentado no dia seguinte aos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo).

Este cenário, caso se concretize, permitiria a entrada em vigor do novo plano de ajustamento antes de 20 de agosto, data em que a Grécia deve proceder a mais um reembolso ao Banco Central Europeu (BCE) no montante de 3,4 mil milhões de euros.

AJG (FV/PCR) // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal proibido de pescar carapau

A frota portuguesa esgotou a quota de pesca de carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, ficando estas capturas proibidas a partir de segunda-feira, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Campanha em 600 farmácias para utentes doarem o troco das suas compras e ajudarem quem mais precisa

A campanha “Dê troco a quem precisa” arranca esta segunda-feira em cerca de 600 farmácias de todo o país que vão “convidar os utentes” a doar o troco das suas compras para ajudar quem mais precisa a comprar medicamentos.

APAV ajudou oito crianças todos os dias durante os últimos dois anos

Mais de 5.660 crianças e jovens foram apoiados pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) nos últimos dois anos, um valor que subiu 18,2% no ano passado, chegando a uma média de oito por dia.