Bombeiros salvam habitação das chamas em aldeia da Serra D'Arga, Caminha

Bombeiros salvam habitação das chamas em aldeia da Serra D'Arga, Caminha
| Norte
Porto Canal

Os bombeiros salvaram hoje à tarde uma habitação das chamas que lavram na aldeia de Castanheira, na Serra D'Arga, em Caminha, disse à Lusa o autarca local.

Segundo o autarca Miguel Alves, que se encontra no local a acompanhar as operações de combate, aquela habitação foi salva do fogo mas as chamas lavram com "bastante intensidade" e estão próximo de outras habitações da aldeia de Castanheira.

"Os bombeiros estão posicionados juntos às casas para as defenderem das chamas", adiantou.

O fogo florestal que teve início no sábado, no concelho vizinho de Vila Nova de Cerveira, entrou em Caminha no domingo à tarde e permanece com duas frentes ativas.

No combate às chamas estavam envolvidos às 18:10, 300 bombeiros, apoiados por 97 viaturas, um helicóptero, um avião pesado e dois médios.

No Alto Minho, o incêndio que lavra no concelho de Monção tem uma frente ativa que está a preocupar os bombeiros.

De acordo com o comandante Operacional distrital de Évora, José Ribeiro aquela frente "apresenta uma situação desfavorável" na zona de Quintela.

"A frente alargou e está a preocupar mais", afirmou o responsável pelas operações de combate.

José Ribeiro escusou-se a apontar uma previsão para o controlo das chamas, e disse que os bombeiros estão posicionados de forma a defender as casas mais próximas da floresta.

Segundo a informação disponível na página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o combate às chamas neste incêndio mobilizada às 18:10, cerca de 142 bombeiros, apoiados por 46 viaturas e um helicóptero pesado.

De acordo com a página da Proteção Civil, estavam 31 incêndios em curso em Portugal Continental pelas 13:00, e desde as 00:00 de hoje ocorreram 238 fogos.

 

Imagem: Pedro Pink

+ notícias: Norte

Mata irmão a tiro e fica condenado a 14 anos de prisão em Vila Pouca de Aguiar

O Tribunal de Vila Real condenou esta terça-feira um homem de 49 anos a uma pena de 14 anos de prisão pelo homicídio do irmão, em Vila Pouca de Aguiar.

Iberdrola condenada a pagar 34 milhões de euros em litígio na construção da barragem do Alto do Tâmega

A Iberdrola foi condenada a ressarcir em 34 milhões de euros o consórcio Mota-Engil/Acciona/Edivisa, no litígio na construção da barragem do Alto Tâmega, tendo este agrupamento de empresas sido absolvido de pagar os valores reclamados pela elétrica espanhola.

"Supercarro" de 17 milhões de euros "made in" Matosinhos lançado esta terça-feira

O Adamastor Furia, novo 'supercarro' português fruto de 17 milhões de euros de investimento e com produção estimada em 60 veículos de estrada, será apresentado esta terça-feira e produzido em Matosinhos.