Máquinas de arrasto abrem acessos a frente activa em Monção

Máquinas de arrasto abrem acessos a frente activa em Monção
| Norte
Porto Canal

Máquinas de arrasto estão a ser utilizadas para abrir acessos aos meios terrestres que combatem a frente ativa do incêndio que lavra em Monção, disse hoje à Lusa a proteção civil.

De acordo com o comandante Operacional distrital de Évora, José Ribeiro, que se encontra em Monção, as máquinas de arrasto estão a ser utilizadas para abrir caminho até à frente que se mantém ativa naquele concelho do distrito de Viana do Castelo onde as chamas deflagraram no sábado.

Além das dificuldades levantadas pelo terreno, os bombeiros enfrentam " muito calor, e vento, que irá aumentar de intensidade durante a tarde".

"Vamos ter mais algumas reativações que nos vão dar algum trabalho", disse o responsável pelas operações de combate que se escusou a apontar previsões para o controlo do incêndio.

José Ribeiro disse ainda que o fogo "lavra junto de algumas povoações mas que os meios estão posicionados para fazer a sua defesa".

Segundo a informação disponível na página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o combate às chamas neste incêndio mobilizada às 13:00, cerca de 137 bombeiros, apoiados por 43 viaturas e dois aviões médios.

De acordo com a página da Proteção Civil, estavam 13 incêndios em curso em Portugal Continental pelas 13:00, e desde as 00:00 de hoje ocorreram 118 fogos.

+ notícias: Norte

Iberdrola condenada a pagar 34 milhões de euros em litígio na construção da barragem do Alto do Tâmega

A Iberdrola foi condenada a ressarcir em 34 milhões de euros o consórcio Mota-Engil/Acciona/Edivisa, no litígio na construção da barragem do Alto Tâmega, tendo este agrupamento de empresas sido absolvido de pagar os valores reclamados pela elétrica espanhola.

Oficializada candidatura do barco moliceiro a Património da Humanidade na UNESCO

A candidatura do barco moliceiro e a arte da carpintaria naval da região de Aveiro a Património Cultural Imaterial da Humanidade foi entregue na UNESCO, depois de ter sido aceite pela comissão nacional daquele organismo, foi esta segunda-feira anunciado.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.