Dois bombeiros feridos no fogo na Serra da Estrela

| País
Porto Canal com Lusa

Covilhã, Castelo Branco, 09 agos (Lusa) - Dois bombeiros ficaram esta tarde feridos enquanto combatiam o fogo que na Serra da Estrela, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira.

"Está-se a proceder ao socorro, pelo que ainda não é possível adiantar grandes pormenores. Só sabemos que um tem ferimentos mais ligeiros e outro está em situação mais crítica", disse cerca das 19:00, explicando que os bombeiros foram transportados para o Hospital da Covilhã.

O autarca não quis revelar as causas dos ferimentos por "desconhecer o que efetivamente se passou", mas adiantou que não estarão relacionadas com inalação de fumo ou queimaduras.

Sobre o combate a este incêndio, Vítor Pereira adiantou que o mesmo "está a progredir favoravelmente" e que deve ficar dominado em "pouco tempo".

Adiantou ainda que o Parque de Campismo do Cabeço do Pião, que foi evacuado por que questão de precaução, já está fora de perigo.

O autarca referiu ainda que dirigiu às autoridades um apelo no sentido de estas "atuarem em força", já que não tem dúvidas de que os vários incêndios que têm assolado este concelho do distrito de Castelo Branco têm "mão criminosa".

"Isto não podem ser só coincidências. Até o comum dos mortais percebe que é mão criminosa e já está a passar a mais", sublinhou.

Lembrou que o concelho tem tido fogos "quase todos os dias" e que só hoje "já se registaram três", sendo o mais grave o da Serra da Estrela.

De acordo com a informação disponibilizada no sítio na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, às 19:00 este incêndio estava a ser combatido por 186 operacionais, auxiliados por três meios aéreos.

CYC // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Portugal proibido de pescar carapau

A frota portuguesa esgotou a quota de pesca de carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, ficando estas capturas proibidas a partir de segunda-feira, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Campanha em 600 farmácias para utentes doarem o troco das suas compras e ajudarem quem mais precisa

A campanha “Dê troco a quem precisa” arranca esta segunda-feira em cerca de 600 farmácias de todo o país que vão “convidar os utentes” a doar o troco das suas compras para ajudar quem mais precisa a comprar medicamentos.

APAV ajudou oito crianças todos os dias durante os últimos dois anos

Mais de 5.660 crianças e jovens foram apoiados pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) nos últimos dois anos, um valor que subiu 18,2% no ano passado, chegando a uma média de oito por dia.