39 novos fogos desde as 00:00 de hoje, mais de mil operacionais no combate

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 10 ago (Lusa) -- Um total de 39 incêndios foi registado desde as 00:00 de hoje, madrugada em que mais de mil operacionais continuavam a combater os fogos de maior dimensão, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

"Desde as 00:00 de hoje foram registadas 39 ignições. Estes novos focos de incêndio durante a noite são um fenómeno que acaba por condicionar o ataque aos incêndios", afirmou o comandante de permanência nas operações, Paulo Santos, à agência Lusa.

"Infelizmente temos este número significativo [de incêndios]", acrescentou, explicando que as novas ocorrências incluíam "algumas reativações".

O comandante de permanência nas operações informou que o combate às chamas de norte a sul do país prosseguia esta madrugada com "ataques diretos e indiretos", para, "no período de maior arrefecimento, tentar dominar ou pelo menos reduzir as frentes" de incêndio.

"Estamos a trabalhar para que todos os incêndios estejam dominados ao início da manhã. Temos bombeiros há largas horas no terreno. Alguns (fogos) certamente irão estar dominados, outros temos algumas dúvidas devido à sua extensão", adiantou.

Paulo Santos indicou que pelas 04:30 estavam 2.157 elementos da Proteção Civil no terreno, 95% dos quais bombeiros, um número que incluía os operacionais nos combate às chamas e outros serviços, incluindo a resposta a emergências hospitalares.

Mais de mil operacionais combatiam 12 incêndios às 03:40 de hoje, com os fogos de Miranda do Corvo, Vila Nova de Cerveira e Monção a mobilizarem a maioria dos meios, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Em Miranda do Corvo, distrito de Coimbra, onde na tarde de domingo deflagrou um incêndio em zona florestal, às 03:40 estavam no terreno 388 operacionais, dos quais 361 bombeiros, apoiados por 118 veículos a combater uma frente ativa.

O fogo que começou no sábado em Vila Nova de Cerveira mobilizava esta madrugada 212 operacionais, em Candemil e Gondar, apoiados por 65 veículos, no combate a três frentes ativas em zona de floresta.

No concelho de Monção, Viana do Castelo, estavam ainda 152 operacionais, apoiados por 51 meios, a combater um incêndio que começou no sábado.

Ao longo de domingo, a ANPC registou 378 incêndios e cinco bombeiros feridos.

No domingo, o secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, afirmou em Viana do Castelo que o dispositivo nacional de combate a incêndios florestais deu, nos últimos dias, uma "resposta positiva" a um número "anormal" de fogos.

"Foram dois dias intensos. O dispositivo deu uma resposta positiva apesar das condições meteorológicas severas, e mesmo com essas condições meteorológicas severas, um número de ocorrências que extravasa o que seria normal", afirmou no final de uma reunião de emergência convocada para a capital do Alto Minho, região mais afetada pelos incêndios.

FV (SS/ABYC) // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Centenas já se reúnem no recinto do santuário de Fátima para cerimónias

Centenas de peregrinos estão a afluir, desde o início da manhã, ao recinto do santuário de Fátima, a algumas horas do início das cerimónias de 12 e 13 de maio, presididas pelo arcebispo de Barcelona, Juan José Omella.

PSP faz cerca de 500 detenções em apenas uma semana. Crimes rodoviários continuam a dominar

Durante a semana de 5 a 11 de maio, a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou um total de 485 detenções em todo o país. Segundo informações da autoridade, 165 destas detenções foram relacionadas com crimes rodoviários, destacando-se 92 por condução sob efeito de álcool e 73 por falta de habilitação legal para conduzir.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.