'Troika' regressa a Portugal a 16 de setembro para 8.ª e 9.ª avaliações

'Troika' regressa a Portugal a 16 de setembro para 8.ª e 9.ª avaliações
| Política
Porto Canal

A 'troika' regressa a Portugal a 16 de setembro para a 8.ª e 9.ª missões regulares de acompanhamento do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro, segundo um comunicado do Governo.

As reuniões vão começar a ser preparadas esta semana com a deslocação do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, a Bruxelas, Frankfurt e Washington, entre terça e quinta-feira, acompanhados do secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Carlos Moedas, e do secretário de Estado Adjunto do Vice-Primeiro-Ministro, Miguel Morais Leitão.

"Estas reuniões de alto nível permitirão, designadamente, um primeiro encontro de novos responsáveis do programa, tanto do lado do Governo português, como da Comissão Europeia e do FMI [Fundo Monetário Internacional]”, adianta o comunicado.

A 8.ª e 9.ª avaliações da ‘troika’ eram esperadas em julho, mas o Governo pediu um adiamento dos exames, justificado com o facto de estarem a decorrer, na altura, negociações entre os parceiros da ‘troika’ (FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) e as autoridades portuguesas.

O prazo das revisões derrapou devido aos atrasos na conclusão da 7.ª avaliação que aconteceram, por sua vez, devido aos atrasos no plano de corte na despesa do Estado depois do 'chumbo' do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado para 2013.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.