Médicos de família podem receber 741 euros extra se aceitarem mais doentes

| País
Porto Canal (AYS)

Os médicos de família vão receber 741 euros se aceitarem mais doentes. Esta é uma medida provisória que irá entrar em vigor a partir de Novembro, apesar de não haver acordo por parte dos sindicatos.

Apesar da discordância dos sindicatos, o Ministério da Saúde prepara-se para pôr em prática a medida provisória que irá durar dois anos, e que será revista anualmente. Os médicos de família que aceitem o alargamento, embora temporário, das listas de utentes de 2796 unidades ponderadas (o equivalente a 2500 utentes), vão receber 741 euros brutos extra.

A unidade ponderada, calcula-se tendo em conta o tipo de doente e os cuidados que exige: uma criança até aos seis anos vale por 1,5 doentes, por exemplo.

O Jornal de Notícias teve acesso ao projecto que prevê para os médicos que trabalham 35 horas semanais, e cuja a lista de utentes inclui actualmente um máximo de 1550 utentes, um aumento até aos 1900 doentes. Já os médicos que trabalhem 40 horas semanais podem alargar a lista de utentes até aos 2500, quando o número máximo agora ronda os 1900 utentes.

Em entrevista ao JN, o secretário de Estado Adjunto de Paulo Macedo, Leal da Costa, garante que o Governo "concordou com quase tudo o que os sindicatos propuseram", excepto as listas temporárias com mais de 1900 utentes e os valores dos incentivos aos profissionais, alegando que a verba apresentada pelos sindicatos seria incomportável para o erário público. Segundo Leal da Costa, a medida será aplicada a partir de Novembro e já estão identificados os centros de saúde onde será necessária. "Querendo todos os médicos das zonas escolhidas aceitar, podemos ter a inclusão de até 200 mil utentes nas listas", assegurou.

 

+ notícias: País

Mais de 230 centros de saúde com horário alargado e 15 abertos 24h/dia

Em resposta à Lusa, a DE-SNS explicou que, a meio de dezembro, 231 unidades já funcionavam em horário complementar ao sábado, 193 ao domingo e 189 em dias de feriado, para alargar a oferta aos utentes e permitir evitar idas às urgências de situações não emergentes.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.