A porta-voz do Governo grego afirma que acordos só serão feitos com o “sim” de ambas as partes

A porta-voz do Governo grego afirma que acordos só serão feitos com o “sim” de ambas as partes
| Política
Porto Canal (AYS)

A porta-voz do Governo grego, Olga Gerovasili, numa entrevista a canal Skai, sublinhou que para que haja acordo é preciso que o queiram todas as partes e que "a experiência demonstrou" que quanto "mais perto se está do final, mais aumentam as pressões".

Na Europa ainda há "poderosos interesses estrangeiros" que, em cooperação com "alguns círculos nacionais" querem que "por razões económicas" a saída Grécia do euro, segundo Gerovasili.

A porta-voz mencionou que o denominado "'lobby' do dracma", era uma alusão aos gregos que tiraram o seu dinheiro do país e que podem tirar algum proveito da saída da Grécia da zona euro, já que os euros acumulados poderiam fazer fortunas em dracmas.

Por outro lado, Gerovasili confirmou a possibilidade de convocar eleições antecipadas, mas nega-se a dar datas.

"Seria um erro planificar agora os acontecimentos políticos. O que o país precisa agora é de um Governo estável", adiantou.

"Creio que duas opções políticas diferentes num só Governo são difíceis de sustentar-se", afirmou a porta-voz.

As divergências internas no Syriza levou o Governo de Alexis Tsipras a depender dos apoios parlamentares da oposição, que converteu na coligação entre o Syriza e os nacionalistas Gregos Independentes num Governo de minoria.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.